O lançamento da camisa da seleção brasileira para a Copa do Mundo quase sempre foi marcado por um grande evento que a Nike faz para a mídia. Neste ano, porém, a marca mudou sua estratégia e decidiu ir às ruas para fazer a apresentação do modelo principal, que estreia nesta terça-feira (27) em amistoso contra a Alemanha, no país do adversário.
No domingo, entre 10h e 17h, a marca promoveu o “Dia da Brasileiragem”, numa instalação provisória montada na Avenida Paulista, em São Paulo, que incentivou não apenas o futebol mas também manifestações de arte e música.
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A escolha não foi à toa. Aos domingos, a Paulista fica aberta apenas para as pessoas. O espaço virou um ponto de encontro daqueles que celebram um estilo de vida mais urbano, algo que a Nike sempre tenta alcançar.
Em 2016, a ideia da marca já era ter feito o lançamento da camisa da seleção brasileira para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio numa festa na rua. O local escolhido era o aterro do Flamengo, mas por temer protestos políticos, a marca abriu mão de fazer o lançamento, usando um evento fechado à imprensa em Nova York para mostrar a camisa.
A estratégia leva a um novo patamar a relação da marca com o patrocínio à seleção brasileira. O mote da “brasileiragem” foi usado para se relacionar não apenas com o futebol, mas com todo um estilo de vida urbano. Tanto que o evento na Paulista teve a presença de ex-jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Bebeto; ex-atletas como Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze na maratona de Atenas 2004; a judoca campeã olímpica no Rio 2016 Rafaela Silva; o jogador de basquete Leandrinho; a skatista Pamela Rosa, campeã dos X-Games em 2016; e celebridades do mundo da música, como Fabio Brazza e Karol Conka.
Segundo a Nike, “a ativação tem como objetivo contar histórias de inspiração do futebol brasileiro por meio do esporte, da música e das conexões culturais”. A ação não é a primeira que a marca faz na Avenida Paulista. No ano passado, durante o mês de março, a empresa fechou uma casa na Paulista, em que promoveu festas e eventos para a imprensa. O local, porém, não era aberto ao público, como foi o lançamento da camisa este ano.
“Queremos celebrar e amplificar essa vibrante cultura do futebol no Brasil por meio da coleção da seleção brasileira para 2018”, afirmou, em nota, Daniel Paz, diretor de marketing da Nike.