Foi- se o tempo em que as lojas oficiais de clubes de futebol tinham como único objetivo vender produtos oficiais. Nos últimos anos, a importância da interação com os clientes cresceu bastante, e os estabelecimentos passaram a inovar com ações e eventos que criam uma experiência muito maior do que a simples compra do produto em si.
Um dos maiores exemplos é a Meltex Franchising, empresa que administra as lojas do Palmeiras, batizadas de Academia Store. As ações envolvendo jogadores do atual elenco e ex-atletas considerados ídolos do clube se tornaram habituais desde 2013, quando a parceria foi firmada.
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Desde então, foram promovidos centenas de eventos, entre eles alguns inovadores, como um churrasco com o ex-goleiro Marcos na Academia de Futebol e uma viagem para a Itália com tudo pago, além de lançamentos de livros e produtos, e até uma mesa-redonda com jornalistas e ex-atletas.
“Temos sempre a preocupação de ser uma via de mão dupla. Mais do que trazer o cliente para dentro dos nossos estabelecimentos, temos o dever de também oferecer algo em troca, seja com alguma experiência marcante, seja aproximando o torcedor cada vez mais do seu clube de coração”, explicou Tommy Kamimura, gerente comercial da Meltex.
Outra interação que a Academia Store tem promovido em todos os jogos do Palmeiras em casa é a ida de clientes para o camarote localizado no Allianz Parque. Na compra de determinado produto ou de um valor mínimo em uma ou mais lojas, os clientes podem vivenciar um dia de jogo com todo conforto e, ao final, ainda têm acesso à saída do vestiário para tirar fotos e conseguir autógrafos com o elenco palmeirense.
“Nós conseguimos proporcionar uma emoção única ao torcedor, ao mesmo tempo em que os levamos para conseguir as centenas de produtos oficiais e casuais em nossos estabelecimentos. Quando o Edmundo foi a uma das nossas lojas, uma senhora com mais de 80 anos desabou a chorar ao encontrá-lo. São fatos que não têm preço”, acrescentou Kamimura.