A Liga Nacional de Basquete realiza na manhã desta segunda-feira (1o) o lançamento da temporada 2018/2019 do Novo Basquete Brasil. A grande novidade do evento no Paulistano será a apresentação dos parceiros de mídia do NBB Caixa na 11ª edição do campeonato. Num movimento inédito no mercado, a liga vai pulverizar a distribuição de conteúdo em diversas plataformas.
O Grupo Globo, que foi o principal parceiro de mídia desde o início da competição, não exibirá mais o torneio. Em troca, o NBB será a primeira liga transmitida por todos os canais além da Globo. Band, ESPN, BandSports e Fox Sports vão ter direito a um jogo exclusivo por rodada. Além disso, Twitter e Facebook, que já são parceiros da competição, também transmitirão uma partida exclusiva.
Foto: Reprodução
Essa distribuição do conteúdo multiplataforma traz para o Brasil, pela primeira vez, o modelo americano de transmissão esportiva, que ajudou a consagrar as ligas americanas como as mais rentáveis do planeta. Em vez de concentrar a transmissão numa única emissora, o NBB optou por buscar o máximo de divulgação.
A liga distribuiu as transmissões ao longo da semana. Assim, as noites de segunda-feira serão do Facebook. Às terças, a ESPN fará sua estreia na transmissão das partidas. A quarta-feira será do Twitter. Na quinta-feira, será a vez do BandSports exibir os jogos. Já a sexta-feira será do Fox Sports, enquanto o sábado à tarde é da Band. A estreia da temporada será no dia 13/10, na Band, com rodada dupla.
Isso garantirá ao NBB uma exposição inédita na mídia. Apenas aos domingos não haverá uma transmissão do basquete nacional. Além da maior visibilidade à competição, a liga passará a ser a detentora de toda a transmissão dos jogos. As imagens serão geradas pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e repassadas aos parceiros, que assim reduzirão os custos de produção do evento. O NBB ainda terá participação em venda de publicidade, num modelo similar ao que já é praticado nas transmissões da Band.
Leia Mais: Análise: NBB poderá mudar o esporte no Brasil
“Estamos muito animados com esse novo momento da Liga, que oferecerá seus conteúdos em uma multiplataforma de transmissão, permitindo aos fãs do NBB Caixa encontrar a melhor experiência na TV aberta, TV fechada e nas redes sociais. As mudanças comportamentais no consumo de conteúdos estão aceleradas com novas tecnologias e canais. A liga mantém sua vocação inovadora para encontrar formas de aprimorar a experiência dos fãs e os resultados dos nossos patrocinadores”, afirmou João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete.