A temporada regular da NBA, a liga de basquete americana, tem início nesta terça-feira (16). Assim que a bola laranja começar a rolar nos ginásios pelos Estados Unidos e Canadá, o escritório regional da liga no Brasil ficará atento ao desempenho da relação da marca com os fãs aqui no país.
Um dos focos de atuação nesta temporada será o League Pass. Aumentar ainda mais a assinatura do serviço de transmissão por streaming é o principal objetivo da NBA para o mercado brasileiro. Tanto que, para divulgar o serviço, a liga abrirá, durante esta primeira semana de competição, o sinal para qualquer pessoa. O custo da assinatura por toda a temporada é de US$ 89,90 (cerca de R$ 340).
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A ideia da NBA é conhecer ainda mais o fã brasileiro. E, para isso, a assinatura do serviço é um dos caminhos mais seguros para a ação de CRM. Além da venda direta no site da liga, desde o ano passado a NBA conta com uma parceria com a Vivo.
A operadora, líder em telefonia móvel no país, criou pacotes do League Pass para seus assinantes. Desde 2017, quando assumiu o projeto, a Vivo ajudou a liga a ampliar em 219% o número de downloads do aplicativo League Pass.
Parte desse sucesso pode ser creditada à precificação que a NBA conseguiu impor para o mercado brasileiro. O cliente da Vivo consegue assinar o serviço mais caro, válido para a internet e para o telefone celular, por R$ 19,90 mensais. Assim, o custo para a temporada regular da NBA fica em torno de R$ 180, quase metade do valor desembolsado pelo pacote para quem não assina os serviços da empresa.
Outro fator creditado pela NBA para o sucesso do League Pass é o conteúdo disponiblizado em português. Foram mais de 300 jogos na última temporada. Para este ano, o aumento deve ser de 20%. Mais um diferencial é a transmissão de algumas partidas em realidade virtual, algo único entre as principais ligas esportivas.
Segundo o escritório brasileiro da NBA, o país está atrás apenas do mercado chinês em importância estratégica da liga mundialmente. Por isso, conhecer melhor o fã brasileiro é essencial para traçar os próximos planos de expansão de marca.
Nos últimos anos, a liga tem expandido as ações no Brasil. Depois de trazer jogos de pré-temporada, a NBA ampliou a transmissão da temporada (ESPN e SporTV detêm os direitos), inaugurou lojas físicas no país, ampliou a produção de conteúdo voltado para o mercado local e, ainda, tem buscado parcerias comerciais para levar mais fãs brasileiros para jogos da temporada. O League Pass é o foco da vez.