Uma festa para 600 convidados, com direito a jogo de futebol comandado por Cafu e balada encabeçada pelo DJ Alok, marcou o evento de número 250 do estádio do Mineirão no ano de 2018. A marca, recorde na história do local, também foi usada para celebrar o “melhor ano” do novo Mineirão.
Reinaugurado em 2013 para a Copa do Mundo, o estádio tem utilizado de sua característica multiuso para se tornar referência em eventos na cidade de Belo Horizonte. Em 2018, a Minas Arena, gestora do estádio, celebrou a marca de 2,5 milhões de pessoas dentro do complexo do Mineirão.
Foto: Reprodução / Twitter (@Mineirao)
“No final do ano passado, havíamos estabelecido a meta de alcançar a visitação de 2 milhões de pessoas. Apesar de acharmos um número ousado, acreditávamos que isso seria possível”, destacou Samuel Lloyd, diretor do Mineirão desde 2015.
Campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro contribuiu para a expressiva marca ao levar 1,1 milhão de torcedores em seus jogos no estádio. O clube mineiro conquistou a Copa do Brasil e, ainda, bateu o recorde de público brasileiro na Libertadores, levando quase 57 mil pessoas para o jogo contra o Boca Juniors, que marcou também a eliminação da equipe mineira nas quartas de final da competição.
Mas a maior celebração do Mineirão foi alcançar 1,4 milhão de pessoas em shows, eventos e visitação ao Museu do Futebol Brasileiro instalado no estádio.
“Conseguimos fazer com que o Mineirão se tornasse uma referência para eventos corporativos para 5 a 10 mil pessoas. Hoje, temos uma agenda repleta de ações desse tipo. Também movimentamos muito a esplanada com shows”, disse Lloyd.
O espaço anexo ao estádio tem se transformado em palco de eventos abertos à população. O Mineirão consegue ampliar o faturamento a partir do consumo do torcedor durante esses eventos. Na Copa do Mundo da Rússia, por exemplo, a esplanada abrigou um telão e foi palco de shows durante a competição, recebendo cerca de 30 mil pessoas por jogo na “Arena N°1”, feita em parceria com a Brahma.
Para 2019, o Mineirão ainda não tem uma meta de público programada. O estádio seguirá com o trabalho para ampliar a realização de eventos que não sejam exclusivos de futebol para garantir a ida do público ao local. O primeiro deles será em 26 de janeiro, na 10a edição do “Festival Planeta Brasil”, que reunirá diversos shows espalhados em quatro diferentes palcos na esplanada do Mineirão.
* O repórter viajou a convite da Minas Arena