A chegada de um novo técnico geralmente muda o humor de um time de futebol e o reflexo é visto dentro de campo. No caso da chegada de Ole Gunnar Solskjaer ao Manchester United, o efeito se estendeu também para os canais digitais do clube inglês.
A sequência de vitórias sob o comando do novo treinador (são cinco, sendo quatro pelo Campeonato Inglês e uma pela Copa da Inglaterra) empolgou tanto a torcida que os canais oficiais do United tiveram um salto em menos de um mês.
Entre 18 e 31 de dezembro, o aplicativo do clube teve o maior número de downloads desde o seu lançamento. O engajamento também aumentou, com o app batendo o recorde de visitação durante uma semana, a maior duração de tempo de permanência do usuário e de frequência de visitas. No dia 26 de dezembro, quando o United ganhou do Huddersfield por 3 a 1, o aplicativo registrou a maior audiência da história.
“Claramente o que acontece no campo tem prioridade no clube, e todos sabemos disso. A chegada de Solskjaer mostrou o enorme interesse que existe no consumo das mídias próprias do United, mostrando a importância dessas plataformas”, disse um porta-voz do clube.
O site do Manchester também teve três vezes mais audiência do que em qualquer outro período do ano na semana que se seguiu à contratação do treinador, que foi atleta do clube. Nas duas últimas semanas de 2018, o site também conseguiu ter mais audiência do que a soma do tráfego dos sites de Barcelona e Real Madrid. Em defesa dos clubes espanhóis, o único campeonato com jogos durante o período de Natal e Ano Novo foi o Inglês.
O crescimento nas redes sociais também foi grande. Em média 120% a mais nas duas semanas após a apresentação do treinador do que no mesmo período do ano passado. No Facebook, Instagram e Twitter, houve 55,7 milhões de interações nos perfis do United, 45% a mais do que o segundo colocado no quesito, o Barcelona.
No YouTube, as duas semanas seguintes à apresentação do treinador representaram a maior adesão de novos assinantes para o canal do Manchester United desde que ele foi lançado. Ao todo, os fãs assistiram ao equivalente a 88 horas de vídeos na plataforma.