O Maringá FC lançou uma nova logomarca para o time, que tem as letras do clube (MFC) em destaque, em um desenho que também remonta à catedral da cidade paranaense, seu principal cartão-postal. O clube contratou a empresa Brandigno para desenvolver a nova marca, que foi criada sob o slogan “Mais que um time, uma cidade”, e o novo projeto de branding.
De acordo com o próprio clube, a ideia foi substituir o escudo tradicional por outro com traços minimalistas, a exemplo do que fizeram outros clubes, como Juventus (ITA) e Athletico Paranaense. As cores do Maringá FC, no entanto, não sofreram alterações e continuam sendo verde, branco e preto. A diferença é que, agora, há variações de tonalidades, dando assim mais flexibilidade à aplicação da marca em diferentes canais de comunicação e produtos oficiais.
O processo de mudança foi iniciado em maio do ano passado e passou por diversos estudos e etapas de aprovação. A conclusão se deu em novembro, quando se definiu também a comercialização de uma linha oficial de produtos, que inclui bonés, copos, canecas, canetas, chaveiros, adesivos, artigos pets e outros souvenirs.
“Penso que o Maringá Futebol Clube, por ser um clube jovem e vencedor, necessitava de uma cara que falasse isso por si só, que atraísse e conversasse com o torcedor mais jovem, que é o nosso futuro e que está abraçando o time. Queremos que o Maringá Futebol Clube tenha sua própria identidade e história, então precisávamos de algo diferente. Acreditamos que essa nova marca representa mais o que o clube é hoje, após dois anos da nossa gestão e, principalmente, o que pretende ser no futuro”, explicou João Vitor Mazzer, diretor de marketing do clube.
Além da apresentação da marca, realizada pelo diretor de criação da Brandigno, Alexandre Nami, a empresa mostrou o brand kit, guia de utilização que será enviado aos interessados, como imprensa e patrocinadores. O material também estará disponível no site do clube para download.
“Aceitamos o desafio por ser uma vontade nossa desde o início participar de um projeto que representasse tanto a cidade de Maringá quanto o Maringá FC. Outro ponto crucial foi o novo posicionamento que, agora, apoia a causa animal, a qual sempre fomos muito ligados. Com essa nova identidade, acreditamos que o clube se beneficiará não só dentro de campo mas principalmente fora dele, na atração de novos torcedores, seguidores e investidores para a marca, através de produtos que trarão maior valor agregado e desejo de compra”, declarou Alexandre Nami.
Em relação aos uniformes para a temporada 2019, a tradição foi seguida. O principal segue com listras verticais em preto e verde na parte da frente e das costas. Os detalhes aparecem nas mangas, que possuem acabamentos em branco e uma etiqueta com as cores da bandeira de Maringá em vermelho, amarelo e branco. Os números já estão com a nova tipografia da marca, um alfabeto desenvolvido exclusivamente para o clube. O calção segue preto com detalhes em branco, e os meiões, pretos.
O modelo número dois também permanece branco com detalhes em verde na parte frontal que remetem à nova marca. As mangas possuem detalhes verdes, e a etiqueta com as cores da bandeira de Maringá também está presente. O calção é branco com detalhes em verde, e os meiões, brancos.
As camisas de jogo custarão R$ 139,90 e serão vendidas a partir do dia 27 de janeiro na loja oficial do Maringá FC, durante o evento “Esquenta Maringá”, que será realizado antes da partida contra o Paraná Clube, pela terceira rodada do Estadual, além da loja Esporte Fino do Shopping Avenida Center. As camisas de treino e passeio também serão comercializadas, assim como outros produtos desenvolvidos com a nova marca do MFC.