A Volkswagen aproveitou o Salão do Automóvel de Detroit, o mais tradicional dos Estados Unidos e um dos mais conhecidos do mundo, para divulgar uma parceria com a US Soccer, a federação americana de futebol. A montadora alemã será patrocinadora oficial de todas as equipes nacionais de futebol dos Estados Unidos até o final de 2022 e quer usar a parceria para desenvolver o esporte no país.
O acordo foi fechado por meio da Soccer United Marketing (SUM), que é parceira da US Soccer há 15 anos. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (14), em uma conferência de imprensa durante o Salão do Automóvel de Detroit, que contou com Scott Keogh, presidente e CEO da Volkswagen Group of America, e Dan Flynn, CEO e secretário geral da US Soccer.
Foto: Reprodução / Twitter (@ussoccer)
Segundo a própria federação americana, “o compromisso da Volkswagen será ajudar o futebol dos EUA a aumentar o número de praticantes, desenvolver jogadores e treinadores, e ainda aumentar o engajamento dos fãs em torno do esporte”. A imprensa americana já especula que a montadora fará uma série de ativações durante os quatro anos de contrato e deverá apostar bastante na força das mídias sociais.
Pelo acordo, a Volkswagen terá seu logotipo estampado em todos os uniformes de treinamento das seleções americanas de futebol, o que inclui equipes nacionais masculinas e femininas, todas as equipes nacionais juvenis e também as equipes nacionais de futebol de areia, futsal, futebol de 7 paralímpico e todas as academias de desenvolvimento de futebol do país.
Além disso, a montadora será parceira apresentadora do Torneio das Nações, uma competição internacional feminina que os EUA sediam todos os anos em não há Copa do Mundo Feminina ou Jogos Olímpicos de Verão. A próxima edição será realizada em 2021.
Como foi assinado agora, o contrato ainda dará à Volkswagen uma grande exposição e possibilidades de ativação nos dez amistosos que a seleção feminina americana fará até maio, quando embarcará para a França em busca de mais um título da Copa do Mundo.
Foto: Reprodução / Twitter (@ussoccer)
“Estamos extremamente animados para trabalhar com a Volkswagen, que nos ajudará com o crescimento do futebol nos Estados Unidos. A Volkswagen será um dos parceiros mais ativos e visíveis que a US Soccer já teve, fornecendo recursos adicionais para mais programas que podem impactar e ajudar a desenvolver o esporte, ao mesmo tempo em que nos permitirá alcançar mais fãs do esporte em todo o país. Estamos ansiosos pelos próximos quatro anos juntos, e seguimos com a missão de fazer do futebol o esporte mais proeminente nos Estados Unidos”, afirmou Dan Flynn.
“Estamos absolutamente entusiasmados com esta parceria com o futebol dos EUA. Nossa meta é ajudar a desenvolver esse grande esporte no país. O primeiro passo é tornar mais fácil para as mulheres permanecerem no esporte e transmitir sua sabedoria, paixão e amor à próxima geração de jogadores. O futebol é o esporte do povo, e a Volkswagen é o carro do povo”, disse Scott Keogh.
Os valores do acordo não foram revelados, mas, segundo a imprensa americana, o contrato gira em torno de oito dígitos por ano. Se isso se confirmar, será o segundo maior já assinado pela US Soccer, atrás apenas da parceria de longa data com a Nike.