A comunicação direta com o público de futebol feminino começa a ficar ainda mais forte no mercado com a proximidade da Copa do Mundo. No último final de semana, a marca alemã Puma apresentou a primeira linha de chuteiras exclusiva para as mulheres, chamada Puma One Trailblazer.
A data escolhida para o lançamento não foi em vão. No sábado, o Lyon bateu o Barcelona e se sagrou pela sexta vez campeão da Liga dos Campeões feminina.
Dentro de campo, Ada Hegerberg marcou três dos quatro gols do time francês utilizando a nova chuteira. A atacante norueguesa é a principal garota-propagada da linha de produtos, mas curiosamente não estará na Copa do Mundo, que acontece na França nos próximos meses de junho e julho. Ativista do movimento feminista, ela pediu para não ser convocada pela Noruega por não concordar com pagamentos mais baixos recebidos pelas mulheres em relação aos homens.
Ada Hegerberg, atacante da Noruega e principal garota-propaganda da Puma. Foto: Divulgação
O lançamento da coleção exclusiva para mulheres amplia a preocupação das marcas em dar cada vez mais espaço ao público feminino às vésperas do Mundial. Em março, a Adidas já havia anunciado que dará a mesma premiação dada aos homens para as mulheres patrocinadas pela marca que conquistarem o Mundial. A Nike também tem procurado dar mais ênfase às mulheres na competição, criando uma linha de roupa exclusiva e lançamento global, como acontece com os homens.
A Copa do Mundo de 2019 pode ser um divisor de águas no tratamento que é dado às mulheres no futebol. No Brasil, pela primeira vez o Mundial será transmitido pela Globo. Marcas como o Guaraná Antarctica lançaram de forma inédita uma campanha publicitária protagonizada apenas pelas jogadoras da seleção brasileira.
Além disso, algumas empresas permitirão que funcionários fiquem em recesso durante o expediente para acompanhar as partidas da seleção brasileira no torneio.