A Liga Alemã de Futebol (DFL) anunciou, nesta quarta-feira (3), uma parceria com a empresa de telecomunicações Vodafone para lançar o 5G nos estádios na Bundesliga, principal torneio de futebol do país. O contrato de dois anos ainda contará com o lançamento de um aplicativo de realidade aumentada (AR) em tempo real que promete acelerar o fluxo digital de informações das partidas do campeonato sem problemas de conectividade.
De acordo com a Vodafone, o aplicativo apresenta os dados visualmente e fornece gráficos ao vivo, estatísticas e análises, que estavam disponíveis apenas após as partidas na TV. Entre as novidades do novo aplicativo em tempo real está o fato de, por exemplo, o fã poder olhar para um atacante que está correndo em direção ao gol da equipe rival e descobrir, ali, no próprio celular, o quão rápido ele está.
Foto: Reprodução / Twitter (@DFL_Official)
“O futebol vive de emoções. Dados e análises também estão se tornando cada vez mais importantes para muitos fãs. Até hoje, eles sempre estiveram disponíveis em casa, na TV, somente depois da partida. Agora, estamos fazendo com que esses mundos se juntem. A nossa parceria com a DFL é o pontapé para o início do 5G na Bundesliga. Com a nova tecnologia de comunicações móveis, estamos trazendo informações em tempo real para os torcedores que gostam de estatísticas e aumentando a capacidade de rede para os fãs de futebol nos estádios”, explicou Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone.
“As tecnologias são tão boas quanto as possibilidades de aplicação que emergem delas. Como líder de inovação, a DFL está continuamente avançando em novas tecnologias relacionadas a esporte e mídia para oferecer possibilidades adicionais aos espectadores no estádio e na frente das telas. Estamos fazendo isso conectando informações 5G e em tempo real. Uma forte infraestrutura 5G fornece as condições ideais para parceiros e clubes também”, afirmou Christian Seifert, CEO da DFL.
Pelo contrato, o primeiro estádio da Bundesliga a ser equipado com a rede 5G da Vodafone será a Volkswagen Arena, do Wolfsburg. De acordo com a empresa, haverá um aumento de 60% na capacidade de rede disponível na casa do time que foi campeão alemão na temporada 2008/2009.