Uma das marcas mais famosas do mundo do surfe, a Rip Curl foi vendida pelos fundadores Brian Singer e Doug “Claw” Warbrick nesta segunda-feira (30). Fundada em 1969, a marca australiana está completando 50 anos este ano e, agora, passará a fazer parte do portfólio da Kathmandu, empresa especialista em esportes ao ar livre que também possui sede na Austrália e ainda na Nova Zelândia.
Uma das referências e lideranças mundiais no segmento, a empresa oferece atualmente uma grande variedade de produtos de surfe, desde roupas de borracha com alta tecnologia, boardshorts e confecção para curtir a praia, além de equipamentos e acessórios. A marca tem forte presença de marca ao redor do mundo e opera tanto no varejo quanto no atacado com negócios na Austrália, Nova Zelândia, Europa, América do Norte, América do Sul, África do Sul e no Sudeste Asiático.
Já a Kathmandu foi criada em 1987 e é uma marca global de confecção e equipamentos com mais de 160 lojas na Australásia, 4 lojas on-line e uma presença atacadista no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em 2018, adquiriu a Obõz, uma marca americana premium de calçados para esportes ao ar livre. Agora, comprou a Rip Curl em uma negociação que girou em torno de US$ 350 milhões e deve formar uma empresa de valor de mercado de US$ 1 bilhão.
Foto: Divulgação / Rip Curl
“Ambas as marcas foram fundadas na mesma parte do mundo, Austrália e Nova Zelândia. Será um novo mundo para todos nós, após 50 anos como uma empresa privada. A união delas visa fortalecer seus produtos, ações de marketing e canais de distribuição. Entende-se que as marcas continuarão independentes, e visamos capitalizar os benefícios óbvios durante esse processo, combinando a expertise em oferecer uma grande marca e produtos de alta qualidade aos consumidores que compartilham do amor em comum entre os esportes de aventura ao ar livre e o estilo de vida do surfe”, afirmou Michael Daly, CEO da Rip Curl.
“A Rip Curl transforma a Kathmandu em um negócio de esportes outdoor e de ação, de forma balanceada e complementar. Essa combinação vai suportar o crescimento das nossas marcas e a expansão global em novos canais e mercados. Compartilhando o foco na qualidade, inovação e sustentabilidade, a Kathmandu e a Rip Curl estão unidas pelos seus valores”, destacou Xavier Simonet, CEO da Kathmandu.
“Após 50 anos, esse é um momento emocionante para nós. O surfe e a indústria surfwear vem sendo parte integral das nossas vidas por mais de 50 anos. Nós percebemos que a Rip Curl, nosso bebê, virou um adulto reconhecido em todo o planeta, e estamos orgulhosos de ter criado uma das maiores marcas do mundo. Estamos confiantes de que a equipe Rip Curl vai continuar a olhar por nossos produtos e pela nossa marca no futuro, e vamos suportar nossa equipe nessa jornada”, concluíram os fundadores da marca, em nota oficial à imprensa.
Foto: Divulgação / Kathmandu