A volta de um clássico paulista à grade da Globo em uma quarta-feira à noite foi o suficiente para garantir a melhor audiência do horário no ano em um jogo do Campeonato Brasileiro em São Paulo. A luta pela vice-liderança da competição ainda serviu como um tempero a mais na vitória do Santos sobre o Palmeiras por 2 a 0.
A partida disputada na Vila Belmiro rendeu 30 pontos de audiência com 45% de participação à Globo. Além de ser a maior audiência do torneio no meio da semana, o duelo alcançou o segundo lugar no ranking do Ibope do Brasileirão em 2019 na capital paulista, ficando atrás apenas de Corinthians x Palmeiras, que obteve 36 pontos com 51% de participação.
No entanto, o dérbi ocorreu às 19h de um domingo, caso único de transmissão nesse horário em TV aberta no ano. Coincidentemente ou não, o confronto entre corintianos e palmeirenses havia sido o último clássico paulista a ser transmitido na Globo em 4 de agosto.
Vale lembrar ainda que esta foi apenas a segunda vez em quase três meses que o torcedor paulista pôde acompanhar um time do estado (no caso, dois) na Globo em uma quarta à noite. Desde 17 de julho, quando o Palmeiras caiu para o Internacional na Copa do Brasil, apenas São Paulo x Goiás, há duas semanas, “salvou” os paulistas na grade.
Foto: Reprodução / Twitter (@SantosFC)
Enquanto o jogo transmitido para São Paulo valia um lugar melhor na parte de cima da tabela, no Rio de Janeiro o caso foi exatamente o oposto. Cruzeiro e Fluminense entraram em campo em um confronto direto contra o rebaixamento. No final, o empate em 0 a 0 não foi bom para nenhum dos dois e também não agradou tanto na audiência. Foram 26 pontos com 39% de participação.
Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 73.015 residências (ou 204.050 pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 119.283 telespectadores).