O Barcelona divulgou, nesta segunda-feira (21), um acordo com a Supponor, empresa de tecnologia cujo sistema permite que placas de publicidade de LED sejam sobrepostas digitalmente com alta qualidade. Com a parceria, o clube espanhol e o Camp Nou seguem uma tendência que tem se espalhado rapidamente no esporte europeu e americano.
O principal objetivo do Barça é usar a tecnologia para criar novas oportunidades de marketing internacional. Isso porque o sistema da Supponor permite a regionalização dos patrocínios que aparecem nas placas.
Dessa forma, os parceiros globais do clube têm a possibilidade de adaptar as ativações de marca de forma personalizada para territórios diferentes e/ou mercados considerados mais relevantes para suas estratégias comerciais. Além disso, torna-se ainda mais possível fechar acordos regionais, sejam pontuais ou permanentes.
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“Depois de pesquisar e desenvolver intensamente nossa tecnologia nos últimos 15 anos, agora ela já está comprovada e implantada comercialmente em muitos clubes, ligas e federações. Como um dos clubes mais influentes do futebol mundial, estamos muito satisfeitos por fazer parte do rápido alcance internacional do FC Barcelona, já que o Barça continua a consolidar seu posicionamento de marca nos principais mercados internacionais. O clube deve atingir sua meta histórica de exceder € 1 bilhão em receita anual ao mesmo tempo em que se junta à nossa crescente lista de clientes”, declarou James Gambrell, executivo-chefe da Supponor.
A própria LaLiga fechou um acordo parecido no início deste ano. Para aumentar receitas, o torneio espanhol passou a utilizar publicidade virtual após a renovação de contrato da agência de marketing esportivo Interregional Sports Group (ISG) com a atual dona dos direitos de transmissão, a Mediapro.
A estratégia para faturar mais também já está em prática no tênis. Em abril deste ano, a Kosmos Tennis, grupo de investimento que fechou um acordo de US$ 3 bilhões válido pelos próximos 25 anos com a Federação Internacional de Tênis (ITF), passou a usar publicidade virtual em quadra nos jogos da Copa Davis.
Com relação à Supponor, a empresa foi pioneira em relação ao tema quando fechou com a Bundesliga, em março do ano passado. De lá para cá, aumentou seu portfólio com a Serie A italiana e a Fórmula 1, além de três das grandes ligas americanas (NFL, NBA e NHL).