A UEFA revelou o trio de mascotes que serão utilizadas no metaverso (realidade virtual por meio de dispositivos digitais) para promover a Euro Feminina 2022, que terá início em 6 de julho, com Inglaterra x Áustria, no Estádio Old Trafford, em Manchester. Kai, Robyn e Ashley serão personagens interativos do jogo “The Road to UEFA Women‘s Euro” no Roblox e farão uma série de desafios de habilidades e entretenimento educativo no YouTube junto às melhores jogadoras da Europa.
“A Euro Feminina promete ser um torneio recordista. Tem potencial para inspirar milhões de meninas e meninos a jogar futebol. Por isso, é importante levarmos o torneio para as plataformas e espaços que eles ocupam. Esperamos que a nossa nova experiência de jogo capte a imaginação das crianças e as leve a interagir com o futebol e a Euro de uma forma que nunca exploramos antes“, contou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da UEFA.
A campanha, que tenta atrair a atenção de meninas e meninos, tem parceria com empresas globais como Nike e Nickelodeon para hospedar o jogo no Roblox, plataforma com mais de 50 milhões de usuários ativos diariamente. Mais de 50% deles são de menores de 12 anos.
O jogo virtual é complementado por um desafio de habilidades e uma série de vídeos educativos no YouTube no qual o Hat Trick, termo coletivo para as três mascotes, trará suas personalidades de habilidade. Robyn, número 10, é a força; Ashley, capitã do Hat Trick, veste o número 7 e exalta a inteligência. Já Kai, a número 4, representa a união.
“Claro que queremos que as crianças joguem futebol na vida real e se envolvam on-line. Esperamos que, ao colocar as melhores jogadoras da Europa no centro dessa campanha, ao lado das nossas mascotes, possamos dar a meninas e meninos em toda a Europa novos heróis para imitar”, afirmou Epstein.
A série tem a participação de 12 das maiores jogadoras da Europa, incluindo a atual atleta do Ano da UEFA, Alexia Putellas (meia do Barcelona e da seleção espanhola), a campeã da Euro 2017 Vivianne Miedema (atacante do Arsenal e da Holanda) e Lucy Bronze (lateral-direita do Manchester City e da Inglaterra).
“Tem sido brilhante desempenhar o papel de encorajar as crianças a serem ativas. Queremos garantir que todas, em todos os lugares, tenham a oportunidade de jogar futebol. Por isso, é empolgante que esta iniciativa esteja sendo lançada em escolas de toda a Europa”, comentou Putellas.
Para inspirar crianças entre 8 e 11 anos a se envolver com futebol, as mascotes pedem a ajuda das jogadoras para subir de nível em suas habilidades, entender melhor as diversas posições, como goleira, zagueira, meia e atacante, e ensiná-las mais sobre como se alimentar e ter boa mentalidade para o futebol e a vida. A série de vídeos também será divulgada em escolas da Europa por meio do programa ”Football in School”, da UEFA.
“Não há maneira melhor de inspirar a próxima geração do que oferecer um torneio de nível mundial e divertido. Certamente pretendemos tornar a Euro Feminina um evento imperdível neste verão”, destacou Alexia Putellas.
Vale lembrar que a campanha das mascotes Hat Trick apoia um dos principais objetivos do ”Time for Action”, estratégia de futebol feminino da UEFA, que é de duplicar a participação das mulheres no futebol até 2024.