O grupo Raparigas na Bola, uma ONG que luta para dar voz e visibilidade a atletas femininas no esporte, lançou a sua nova iniciativa de combate à desigualdade de gênero no universo esportivo.
Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, o grupo destacou que não há nada para celebrar quando as capas dos jornais esportivos só dão destaque aos homens, muitas vezes até com notícias fúteis, que poderiam dar lugar a histórias de atletas mulheres.
De 7 a 11 de março, as Raparigas na Bola estão dando destaque a notícias sobre mulheres. Por meio de realidade aumentada, será possível trocar as capas do maior jornal esportivo de Portugal, o tradicional “A Bola“, por notícias de atletas femininas. Qualquer um pode realizar essa experiência, pelo celular, ao acessar este site.
A ONG ainda está convidando as pessoas a participarem do movimento com a hashtag #RaparigasNaBola, especialmente atletas, influencers e jornalistas, mas também qualquer pessoa que queira ajudar a dar mais visibilidade ao esporte feminino.
A ideia foi criada pela Havas Lisboa, que pelo segundo ano ajuda o grupo a lutar pela causa. Em 2021, eles usaram o dia seguinte ao Dia Internacional da Mulher para mostrar a diferença de exposição dada a atletas homens e mulheres. Para isso, transformaram as notícias dos três principais jornais esportivos de Portugal em infográficos divididos em duas cores. A campanha anterior alcançou milhões de pessoas em dezenas de países e foi reconhecida com prêmios internacionais de criatividade.
Os jornais têm a colaboração de jornalistas como Cláudia Martins e Cláudia Lopes, além do Grupo Raparigas na Bola, liderados pela fundadora Marta Faria. A ideia foi criada por dois brasileiros, os publicitários Bernardo Tavares e Sávio Hatherly. O desenvolvimento e implementação foi feito pelo Studio Akt Creative.