Com uma grande ligação com o futsal, a DalPonte resolveu mostrar ao mercado que também investe no futebol. Para isso, a empresa lançará uma grande campanha a partir do próximo mês que contará com a presença de estrelas dos gramados brasileiros e tem um grande objetivo: reposicionar a marca entre as líderes ?domésticas? do segmento. Mesmo taxado por muitos analistas como um mercado sobrecarregado, o fortalecimento do seu nome no futebol, área em que atua há mais de 15 anos, é a chave dentro do processo de profissionalização e crescimento da DalPonte. Dessa forma, enquanto a marca ainda não consegue brigar com nomes como Nike, Adidas, Reebok e Puma, o foco está em desbancar Penalty e Topper. ?Queremos estar entre as primeiras marcas nacionais no segmento esportivo. Para isso, vamos comunicar que temos ótimos produtos para o futsal, muito bons para o futebol e ainda somos uma marca internacional?, explica Diniz Aguillar, gerente de marketing da DalPonte. O trabalho para ligar sua marca ao exterior será feito baseado na atual experiência da empresa, que já exporta seus produtos para mais de dez países. Além dos participantes do Mercosul, estão na lista nomes como Espanha, Portugal, Croácia e Japão. O próximo destino será o Catar, no Oriente Médio. Os passos para ganhar campo no competitivo mercado do futebol brasileiro foram estudados pela empresa e, dessa forma, a DalPonte apostou por investir alto, nesse primeiro momento, em atletas. Nomes como o do pentacampeão Kléberson (Flamengo) e do goleiro Fábio (Cruzeiro) já estão confirmados. Pelos menos outra dezena pode acertar até o fim do ano. ?Nós queremos ter jogadores de primeira linha no nosso time para que possamos nos comunicar melhor com os consumidores. Sempre tivemos produtos de futebol, mas que normalmente apenas completavam a linha. Queremos deixar claro que agora teremos uma grande linha exclusiva para o futebol?, diz Aguillar. O movimento seguinte para uma empresa que ambiciona disputar espaço com as grandes do setor seria se associar a um clube de ponta. Essa ação também está nos planos da DalPonte, que realiza, nesse momento, investidas mais tímidas nesse setor. ?Estamos patrocinando alguns clubes menores, como o Palmas [TO], Foz do Iguaçu Futebol Clube [PR] e o Esporte Clube Rio Grande [RS]. Essas são as nossas experiências, mas possivelmente passemos a investir em clubes maiores a partir de 2009?, afirma o gerente de marketing da DalPonte, que completa: ?A idéia inicial é começar a entrar em clubes de médio porte e depois partir para os de grande porte. Nós não teríamos condições de entrar em um Flamengo ou São Paulo, por exemplo, mas existem outros nomes com uma grande participação na mídia e que vendem muitas camisas, dando um bom retorno, e que não demandariam um investimento alto da nossa parte?.