O mundo virtual com a cara dos clubes brasileiros. Pelo menos essa é a iniciativa tomada pelo Palmeiras, que começar a investir na internet, disponibilizando discadores para acesso gratuito a rede para aumentar o número de acessos em seu site oficial. O projeto é uma parceria com a Inter.net. O clube disponibiliza em sua página principal o download do discador, com características relacionadas ao Palmeiras, para a conexão. Com isso, o site oficial acaba recebendo um maior número de acessos, pois ao se conectar o internauta é direcionado obrigatoriamente para a página de abertura do site do clube. ?O projeto foi bem aceito pelo nosso público. Conseguimos aumentar o número de acessos ao site. Não possuímos dados concretos, mas desde que o projeto começou, em dezembro, os acessos dobraram, mas esse não foi o único motivo, também tivemos iniciativas do clube para a melhoria da página?, afirmou Newton Lavieri Junior, diretor de comunicação e propaganda do Palmeiras. Em média mensal, o discador do Palmeiras chegou à marca de 116 mil minutos utilizados em maio, porém o número de usuários nesse período não foi divulgado, já que são dados confidenciais. O clube não tem ganhado financeiramente com esse projeto, mas pode vir a lucrar caso os acessos aumentem muito. Para tentar atrair um público cada vez maior, o Palmeiras montou uma estratégia baseada no conceito de web 2.0. Com isso, os internautas do clube poderão compartilhar entre si vídeos, músicas e fotos, entre outras interatividades disponíveis. ?Disponibilizamos comunidades e utilizamos para a própria rede um método de marketing viral, ao divulgarmos o site e discador em blogs e comunidades. Além disso, divulgamos o projeto no estádio, revista e newsletter do clube?, disse Lavieri Junior. Outros clubes de futebol já tinham aderido ao projeto da Inter.net, entre eles estão o Flamengo, o Joinville, o América-RJ, o Náutico e o Santa Cruz.