Na corrida para tirar a Nike do topo da indústria esportiva, a Adidas anunciou, nesta terça-feira, lucro de 116 milhões de euros (R$ 280 milhões) ? 0,56 euro (R$ 1,3) por ação – no segundo trimestre de 2008. Os analistas projetavam ganhos de até 113 milhões de euros (R$ 273,1 milhões). O resultado é 12% maior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando a fabricante alemã teve lucro de 104 milhões de euros (R$ 251,1 milhões), ou 0,49 euro (R$ 1,1) por ação. Segundo o balanço financeiro, o faturamento da empresa foi de 2,5 bilhões de euros (R$ 6 bilhões) durante os três meses analisados, 5% superior ao valor de 2007. A Adidas credita o bom desempenho, principalmente, à desvalorização do dólar frente ao euro. A moeda americana teve queda acumulada de 13% no período. Além disso, as vendas da empresa em países emergentes continuam em ascensão, contribuindo para o fechamento positivo. A realização da Eurocopa, encerrada no final de junho, e a iminência dos Jogos Olímpicos de Pequim, que terão início nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, ajudaram a impulsionar as vendas da empresa, subiram 8,2% e chegaram a 1,9 bilhão de euros (R$ 4,5 bilhões).