Figura importante no marketing dos grandes eventos, a mascote da Copa da África do Sul, em 2010, está sendo explorada pela Fifa antes mesmo do seu lançamento. Se o símbolo da competição vai ser revelado apenas na próxima segunda-feira, a entidade já está criando um ambiente em torno do segredo com um game e uma promoção especial. Em seu site oficial, que conta com um vídeo especial sobre a mascote, a entidade explica que até segunda-feira um quiz está disponível para membros do Fifa Club. O participantes que acertarem as três perguntas concorrem a ingressos da competição e promoções ligadas à Copa. A idéia da Fifa é criar uma rede de relacionamentos pela internet para movimentar as ações que a organização do Mundial possa fazer, a começar pela promoção do próprio mascote. Pelo vídeo, tudo indica que o mascote seja, novamente, um animal. Na peça animada, algum ser animado brinca com uma bola no meio de um matagal, e, ao aproximar-se da suposta c”mera, deixa aparecer seus olhos verdes e uma pata felina, que arranha a tela. Na última Copa do Mundo, realizada na Alemanha, o mascote foi um leão chamado Goleo, que vestia uma camisa branca. Em 1998, na França, um galo azul chamado Footix foi o animal escolhido.