Pela grande import”ncia no país, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro tornaram-se uma obsessão para empresas de diversos segmentos, principalmente as esportivas. Para não ficar atrás de concorrentes como Adidas, Nike e até Olympikus, a Umbro já definiu que irá destinar suas forças para uma modalidade específica. Com atuação exclusiva no futebol durante muitos anos, a fabricante inglesa decidiu apostar no futsal durante o Pan. A modalidade já conta com a participação da Umbro no patrocínio a atletas e também numa franquia que possui na Liga Futsal, em parceria com a escola Colegial, de Florianópolis. “Nossos investimentos para o Pan serão focados no futsal. Entre a Umbro do Brasil e da Espanha, devemos ter cerca de oito atletas patrocinados na competição”, afirma Cléber Desiderio, gerente de sports marketing da Umbro. Para isso, a marca inglesa buscou astros da Liga Nacional e que devem representar o Brasil no Pan. Dentre esses atletas estão nomes como Chico, Tiago e Valtinho, que defendem o Malwee, e que devem estar no grupo da seleção brasileira no Pan. A empresa, porém, não terá o patrocínio do maior destaque do time nacional, o ala Falcão, eleito em 2004 o melhor jogador do mundo de futsal. O jogador já tem um contrato de longa data com a fabricante brasileira Penalty. Sem acordo com o principal astra da seleção, a Umbro decidiu buscar o seu comandante. O técnico PC de Oliveira irá, além de reforçar o cast da marca inglesa no Pan, auxiliar em diversos trabalhos de aprimoramento de produtos. “Nós temos contrato com o técnico PC de Oliveira que, além de servir como um consultor da marca, nos ajudando sempre a melhorar os nossos produtos ligados ao futsal, também participará de outros eventos, como convenções da empresa”, explica Desiderio. Mesmo com os investimentos no Pan, a Umbro não irá deixar de lado a Copa América, principal competição que a seleção brasileira participará neste ano, e que acontece entre os dias 26 de junho e 15 de julho. A grande aposta é que a marca consiga fechar contrato com jogadores que forem participar do torneio. “Nós já estamos realizando um estudo para ver as chances de determinados jogadores serem convocados. A partir daí, iremos para o mercado tentar fechar com alguns nomes”, completa o executivo da Umbro.