A cervejaria Heineken anunciou, nesta quarta-feira, a renovação de seu contrato de patrocínio com a Copa Européia de Rúgbi (ERC, em inglês), que agora vai até 2013. Dona dos naming rights do evento desde 1995, a marca é apontada pelos organizadores como fator fundamental para o crescimento da competição, a maior interclubes do mundo no esporte. ?A parceria entre a ERC e a Heineken cresceu para se tornar algo muito, muito especial no rúgbi. Com o apoio deles nós nutrimos a Heineken Cup e criamos um torneio que hoje possui respeito e admiração de toda a comunidade mundial?, disse Jean-Pierre Lux, presidente da organização esportiva. Os números comprovam que o crescimento da import”ncia da competição se deu justamente após a chegada da cervejaria. Atualmente, a Heineken Cup reúne os melhores 24 melhores clubes de seis países, contra 12 de cinco em 1995. A presença de público também cresceu bastante no período, saindo de pouco mais de 2 mil de média na década passada para a marca histórica de 70 mil, que deve ser batida no próximo fim de semana no jogo entre Stade Français e Harlequins. Apesar do histórico de sucesso, o acordo passa por cima de dois complicadores da atual situação do mercado esportivo. Além da crise financeira, que vem afastando investidores do setor, a Heineken teve de superar a desconfiança da União Européia (UE), que, ventilou, na semana passada, a possibilidade de banir a propaganda alcoólica de eventos esportivos após receber estudos de universidades inglesas a respeito.