Ronaldo foi apresentado como reforço do Corinthians nesta sexta-feira e ainda não tem previsão de estréia. Apesar disso, o clube alvinegro já começou a explorar comercialmente a imagem do atacante, maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com quem fechou contrato por uma temporada. Para isso, aposta em camisetas, bonecos e torpedos SMS. A primeira iniciativa ligada ao nome de Ronaldo foi mostrada ainda na entrevista coletiva de apresentação do jogador. O Corinthians venderá uma linha de camisetas alusivas à contratação, com dois modelos muito similares. Ambos são brancos, estampados com a mesma fonte, com a mensagem ?2009 fenomenal?. A diferença é que um deles usa o começo da data por extenso (?Dois mil e 9?), enquanto o outro adota grafia numérica (?2000 e 9?). As camisetas, que terão lucros divididos igualmente entre o jogador e o clube, foram mostradas por Ronaldo e pelos diretores do Corinthians que participaram da apresentação (o presidente Andres Sanchez, o diretor de marketing Luís Paulo Rosemberg e o diretor de futebol Mário Gobbi). Os quatro posaram para fotos com os produtos a fim de alavancar o início da comercialização. O atacante é o segundo personagem homenageado pelo Corinthians com uma linha de camisetas nesta temporada. Anteriormente, o clube alvinegro lançou coleção focada no treinador Mano Menezes, com a estampa ?Sou mano do Mano?. Contudo, as vendas não tiveram ritmo significativo. ?A demanda da camisa oficial com o nome do Ronaldo depois do anúncio mostra o quanto essa marca é forte e o quanto pode ser explorada. Estamos trabalhando com um símbolo?, lembrou Rosemberg. Ávida por lucros advindos da exploração da imagem do atacante, a diretoria do Corinthians já trabalha outras formas para fazer a contratação render antes mesmo de Ronaldo estrear. O clube alvinegro quer lançar uma linha de bonecos do jogador, que devem ser feitos em parceria com a fabricante de brinquedos Estrela. Para isso, depende apenas de aprovação do reforço. A grande dúvida do Corinthians sobre a confecção do boneco de Ronaldo é o perfil do brinquedo. O time paulista considera a possibilidade de usar a caricatura do atacante, que esteve no site alvinegro desde o anúncio da contratação e no salão nobre do Parque São Jorge nesta sexta-feira. Caso o jogador prefira usar sua imagem real, o desenho deve ser explorado de outra maneira. Outra idéia da diretoria do Corinthians é vender conteúdo exclusivo sobre Ronaldo por mensagens SMS. O projeto faz parte de um esforço para impulsionar o Alô Timão, serviço similar com informações sobre o que se passa no clube. ?O Corintihans não é um dos clubes mais ricos do Brasil. Portanto, precisamos criar uma riqueza para trazer o Ronaldo. Empregamos um conceito novo, uma idéia de risco e exploração dessa união. Tivemos uma unidade imediata?, contou Rosemberg.