A Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama está de volta ao calendário de corridas de rua de São Paulo. O evento, que ficou dois anos suspenso por causa da pandemia de Covid-19, chegará à 59ª edição. A prova, que está com inscrições abertas, será realizada em 25 de setembro. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do evento.
Promovido pela rede de hospitais São Camilo, o evento reuniu 8 mil pessoas na última edição, realizada em 2019. A prova é organizada pela Life Marketing Esportivo e tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama, tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Além disso, também tem o intuito de destacar a importância da detecção precoce da doença.
Dados no Brasil
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram registrados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no país apenas em 2021. A doença pode ser curada em mais de 90% das incidências, quando diagnosticada na fase inicial.
“A Rede São Camilo reforça a necessidade do autocuidado e trabalha na conscientização sobre uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso deste trabalho ao longo de mais de duas décadas, nos impulsionando a seguir em frente”, afirmou Aline Thomaz, CEO da rede de hospitais São Camilo SP.
É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso deste trabalho ao longo de mais de duas décadas, nos impulsionando a seguir em frente.
Sobre a corrida
Criado em 1999, o evento ficou famoso pela camisa estampada com o alvo azul, que já foi usado por várias celebridades. A prova já contou com cerca de 190 mil participantes em mais de dez cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis e Porto Alegre.
“Apesar de ser uma ação já estabelecida, nossa expectativa é continuarmos com o crescimento do público participante, para que mais pessoas sejam impactadas com a mensagem do São Camilo a respeito da conscientização sobre o câncer de mama”, disse Aline.
Os valores arrecadados com as inscrições da prova são revertidos à campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, marca que tem como licenciado exclusivo no Brasil o São Camilo Oncologia, unidade que integra a rede de hospitais São Camilo e possui uma trajetória de mais de 50 anos com serviço especializado no tratamento do câncer no bairro da Mooca, na zona leste da capital paulista.
Os recursos obtidos com a corrida já contribuíram para a ampliação da rede hospitalar, melhoria do atendimento aos pacientes por meio da aquisição de equipamentos, melhoria da capacitação médica e investimentos na área de ensino e pesquisa.