O Vasco divulgou que faturou R$ 3 milhões em junho com seu programa de sócio-torcedor. É a maior receita mensal desse ativo do clube desde novembro de 2020, quando ainda estava na Série A do Brasileirão.
Após a remodelação do programa, houve a conquista de cerca de 13 mil novos associados nos três últimos meses, chegando a um total de 61 mil inscritos. O bom momento na Série B do Campeonato Brasileiro também vem ajudando. Atualmente, o time ocupa a vice-liderança da competição, com 34 pontos, após 17 rodadas. Caso a competição terminasse hoje, a equipe carioca subiria para a elite.
“Fizemos investimento em melhorias do programa, principalmente em estrutura para atender a maior demanda e ao mesmo tempo gerar mais agilidade na venda dos ingressos”, contou Vitor Roma, vice-presidente de marketing do clube.
Apesar do aumento do tíquete médio atual para R$ 50 ser maior do que quando o Vasco chegou aos 180 mil sócios em 2019 (R$ 23), o clube conseguiu manter boa parte dos associados que estavam em fim de contrato. Segundo o relatório, 73% dos associados dos 17 mil contratos em fim de vigência renovaram a filiação.
“Fizemos investimento em melhorias do programa, principalmente em estrutura para atender a maior demanda e ao mesmo tempo gerar mais agilidade na venda dos ingressos”
Vitor Roma, vice-presidente de marketing do Vasco
“Vivemos o período da pandemia, que foi catastrófico sob o ponto de vista de geração de receitas com o público. Por isso que, além de toda a modernização da nossa plataforma, alguns pontos, como a implementação do Vasco + Alegria e ações de ‘match day’ durante os jogos em São Januário, foram fundamentais neste processo”, destacou Roma.
Ações no estádio
De acordo com o relatório, outro dado que chama atenção é o número de sócios-torcedores presentes em dias de jogos como mandante: 85% da capacidade total de público.
Outro detalhe citado no documento é a operação do Gigante Express, serviço de comercialização de gift cards, feita em dias de jogos. Só desta ação, por exemplo, o clube obteve 4.700 novas adesões com o cupom de desconto no jogo entre Vasco e Cruzeiro, no Maracanã, quando líder e vice-líder se enfrentaram, com vitória do time carioca por 1 a 0.
“Não fazemos projeções do número em que queremos chegar, pois agora queremos dar sustentabilidade ao programa, incrementar as ações e proporcionar mais conforto e dinamismo nas compras do torcedor. Mais do que ter 100 ou 200 mil sócios, queremos ter algo concreto e que faça o torcedor se sentir abraçado”, concluiu o vice-presidente de marketing.