Desde que o Brasil foi confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014, muitas empresas começaram a trabalhar para fazer parte do evento no país. A marca de material esportivo Asics faz parte desse grupo, e montou uma estratégia baseada em atletas. Seguindo seu modelo de atuação em outras modalidades, a marca busca ter 15 jogadores patrocinados no futebol nacional. Curiosamente, o próximo integrante dessa lista pode ser um atleta que nem é brasileiro e nem tem grandes chances de estar na Copa do Mundo de 2014. A Asics está perto de fechar acordo com o atacante argentino Maxi López, 25, que atua no Grêmio e nunca foi chamado para a seleção principal de seu país. A Asics trabalha com três modelos de apoio a atletas: esportistas que apenas usam seu material, os que têm contrato de cessão de produtos e os que recebem para divulgar a marca. O perfil de Maxi López deve ser uma exceção no grupo que a marca pretende montar para o futebol. ?Já estamos pensando em 2014. Buscamos jogadores com potencial, que sejam interessantes e que possam se desenvolver. Nossa aposta para isso é a qualidade do produto?, disse João Alberto Zappoli, consultor da empresa japonesa no Brasil. O incremento na base de atletas patrocinados é um dos benefícios da Asics pela parceria com a Paquetá, que assumirá parte da produção e do desenvolvimento dos artefato da marca ? anteriormente, toda a coleção era criada e feita no Japão. ?Isso nos ajudará muito na criação de eventos. A ideia é aproveitar quando o Maxi López for buscar chuteiras, por exemplo, para promover um momento de interação entre ele e o público. Podemos usar isso constantemente?, explicou Zappoli.