Conhecida por ser proprietária de alguns dos principais canais digitais de futebol do país, como Desimpedidos, Camisa 21, Passa a Bola e Falcão 12, a NWB, do Grupo SBF, decidiu ir além dos gramados. De olho em uma das modalidades que mais crescem no país já há alguns anos, a rede digital lançou um canal no YouTube dedicado ao running.
Batizado de Corrida na Veia, o canal é ancorado por Nat Fuzaro, jornalista, atleta amadora e sócia do @inspiraetranspira, e pelo personal trainer e especialista no assunto Julio Moraes. A ideia é levar aos corredores de rua informações sobre treinos, além de dicas de como melhorar o desempenho, técnicas de respiração e melhores tênis para correr, entre outras.
O canal ainda conta com alguns quadros fixos, como Pergunte ao Especialista (com profissionais convidados para falar de nutrição, desempenho, treinamento, equipamentos e estratégias, entre outros assuntos); Dicas e Listas (que aborda assuntos diversos do universo de corrida, para todos os níveis de performance, como melhores tênis, treinos, alimentos para cada prova e dicas de quem já tem muitos quilômetros rodados) e Inspiração (histórias de quem superou, mudou de vida ou se encontrou na corrida, e ainda traz personagens famosos que o público nem sabia que corriam).
“Há tempos vinha pensando em entrar no Youtube e o convite da NWB para apresentar o Corrida na Veia caiu como uma luva. Como jornalista, adoro apurar informação de qualidade com profissionais renomados e poder trocar com atletas e pessoas inspiradoras. E, como atleta amadora, me sinto privilegiada de poder aprender a cada gravação, testar produtos e serviços, e correr em provas que sempre sonhei participar”, revelou Nat Fuzaro.
Uma pesquisa realizada em 2020 com 14 mil corredores de 12 países, incluindo o Brasil, com usuários do aplicativo Runkeeper, registrou que a corrida foi impulsionada ainda mais com a pandemia, muito em função do seu caráter democrático de poder ser exercida em locais públicos, como a rua. A plataforma registrou, por exemplo, aumento global de 62% de pessoas saindo para uma corrida semanal.
Os dados de 2021 confirmaram que a comunidade esportiva conseguiu se adaptar e se manter ativa. O relatório “O Ano Esportivo 2021” revelou que houve 1,8 bilhões de atividades carregadas na aplicação durante o ano, marcando um aumento de 38% em relação a 2020. Neste contexto, caminhadas e trilhas são os esportes com o maior crescimento, com aumento de 2 e 1,7 vezes, respectivamente, enquanto a corrida alcançou alta de 1,3. O documento apontou ainda que a vontade de participar de uma comunidade virtual e de se relacionar on-line permanece em alta.
“O Corrida na Veia tem o propósito de colocar à disposição da comunidade da corrida a experiência da NWB na criação de narrativas que, ao mesmo tempo em que informam e contribuem para melhorar a performance no esporte, também entretém. E, para a empresa, significa a criação de audiência dentro de um novo nicho esportivo tanto como resposta para o objetivo de negócio de ampliar os segmentos de atuação quanto em termos de ampliação de diversidade de talentos e criadores de conteúdo dentro da nossa plataforma de influência”, resumiu Luiza Maggessi, diretora da Casa de Conteúdo da NWB.