Grande novidade do automobilismo em 2008, a Superleague Formula anunciou nesta quarta-feira a sua manutenção no calendário em 2009. Entretanto, em vez da expansão previamente programada, a SF terá neste ano a manutenção de seis corridas, em vez das nove previstas anteriormente. “Como sabemos, o clima econômico global mudou de forma considerável ao longo do último semestre e, como aconteceu com muitos outros, tivemos de rever os nossos planos financeiros. Internamente, revimos a nossa estrutura de acionistas para garantir o nosso futuro financeiro, tanto para 2009, como para 2010”, afirmou Alex Andreu, presidente da SF. Essa revisão dos planos fez com que a expansão da SF ficasse em segundo plano neste ano. Previamente, a ideia era chegar a nove provas em 2009 e subir para 12 corridas em 2010. Agora, porém, a organização do evento, que reúne carros representando clubes de futebol, planeja uma redução drástica de custos. “Não haverá mudanças na forma como vamos conduzir o campeonato, tirando, é claro, reduções substanciais nos custos operacionais por conta dessas mudanças econômicas”, afirmou Andreu. De acordo com o executivo, a própria Fórmula 1 pode ajudar no crescimento da SF. Andreu acredita que a fuga da principal competição do automobilismo da Europa, indo para circuitos no Oriente Médio e na Ásia, fez com que sua categoria recebesse a atenção de autódromos europeus. “Há 12 meses tivemos de lutar para nos manter com nossas corridas em alguns traçados. Com apenas seis corridas, invertemos essa situação. Agora estamos recebendo convites para levar a Superleague aos circuitos com condições muito atrativas”, disse o executivo, que confirmou também a realização de uma das seis etapas deste ano em Magny-Cours, na França. A prova no circuito tradicional da F1 vai inclusive abrir a temporada, que contará ainda com a entrada de Sporting (Portugal), Lyon (França) e Midtjylland (Dinamarca) como novos competidores.