A Uphill Marathon, principal prova de subida do país, voltará para a Serra do Rio do Rastro (SC) nos próximos dias 3 e 4 de setembro. Agora circuito, com naming rights da Claro (anteriormente era uma prova da Mizuno), a competição em Santa Catarina será a segunda etapa de quatro previstas até o final do ano.
O circuito começou em julho, na Serra dos Órgãos, entre as cidades de Guapimirim e Teresópolis, no Rio de Janeiro. Depois da Serra do Rio do Rastro, haverá etapas em Nova Friburgo (RJ), de 7 a 9 de outubro, e Corcovado (RJ), de 26 a 28 de novembro.
“A Uphill é pioneira em seu segmento. Logicamente, estamos sempre atentos às necessidades e tendências do nosso consumidor”, contou Bernardo Fonseca, CEO da X3M, organizadora da prova, em entrevista à Máquina do Esporte.
“Nessa linha, criamos o ‘fast exit’, um pós-prova mais parrudo, já com agasalho, serviços extras, sem esperas por guarda-volumes, seguindo a linha do que já acontece em algumas majors pelo mundo”, acrescentou.
Níveis de desafio
Para este ano, haverá provas de 5km e 10km, categorias utilizadas por iniciantes ou como preparação dos corredores mais experientes para desafios mais longos, de 25km, 42km, 67km e 82km.
“Em adicional, aumentamos o espaço do Village, trazendo mais experiência também para quem não está correndo, e agregamos um show do Rodrigo Santos [ex-Barão Vermelho]. Limitamos em 4 mil competidores nesta edição. A grande surpresa é que o Desafio Shogun, com 82km, cresceu 300% em relação ao ano anterior”, informou Fonseca.
Embora atualmente seja um circuito, é a prova na Serra do Rio do Rastro, onde tudo começou em 2013, que é a mais desejada entre os corredores experientes.
“Foi uma construção de longo prazo. Evoluindo ano a ano, com novos desafios, novas etapas, mas nunca parando de investir em mais pontos de contato com o nosso cliente”
Bernardo Fonseca, CEO da X3M
“Construímos inúmeras ações que vão além da prática da corrida. Largadas que estão mais para um show de entretenimento, cenografia de pórticos, estruturas que criam o ambiente de um combate digno de ninjas e samurais, assim denominados os que se desafiam a participar da Uphill”, acrescentou o executivo.
A edição de 2023, que marca os dez anos da primeira edição (que não ocorreu em 2020 por causa da pandemia), já conta com fila de espera nas inscrições. As vagas serão sorteadas com um ano de antecedência.
As dificuldades da competição não são poucas. Para corredores e organizadores.
“A imprevisibilidade climática traz um desafio a mais para quem participa e para quem organiza. O local registrou temperaturas de -9ºC neste ano, o que exige equipe médica gigante, planos de resgate e uma infraestrutura bem maior que o comum no segmento de corridas de rua”, destacou Fonseca.
Aquecimento do setor
Atividade seriamente abalada nos momentos mais agudos da pandemia de Covid-19, os eventos de corrida de rua vêm tentando retomar a normalidade aos poucos.
“São dois anos em um. Há um overbooking de provas. É um ótimo momento para destacar os projetos que entregam além”
Bernardo Fonseca, CEO da X3M
O CEO da X3M acredita que o setor ainda esteja muito longe de gozar de recuperação plena pós-pandemia.
“Muitos projetos estão pagando as inscrições que foram postergadas. Ou seja, sem uma nova receita de bilheteria para compor custos. Desafios grandes, visto que essa forte demanda fez também os custos aumentarem consideravelmente”, revelou o executivo.
Nike x Adidas
A X3M, por outro lado, pode se gabar de ser uma das poucas empresas que trabalham com concorrentes de peso como Nike e Adidas. Para a marca do Swoosh, a X3M organiza o Troféu Nike, disputado por equipes em uma pista oficial de corrida em São Paulo.
Já para a marca das três listras, realizará o Centauro Reveza Adidas, que terá etapas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O circuito começará em 11 setembro, na capital paulista.
“Cada marca tem um público e um objetivo específico de acordo com o seu momento estratégico. Entender isso parece óbvio, mas é o segredo. Como aqui na X3M todos correm, e muito, também somos consumidores, vozes verdadeiras. Fica fácil agregar e trocar como clientes desse segmento”, finalizou o executivo.