A Traffic, a FSV e a Fagga Eventos apresentaram, nesta quinta-feira, em São Paulo, a nova formatação comercial do Footecon, feira especializada em futebol que acontece anualmente no Rio de Janeiro. O evento, que terá a agência de J. Hawilla pela primeira vez como parceira, teve sua parte comercial alterada, vai abrir espaço para a Kia Motors ser a patrocinadora máster e promete mais atenção aos negócios do esporte. A mudança ratifica um desejo de ampliação que existe desde a criação do Footecon, que nasceu como um fórum de treinadores há seis anos, sob a gestão de Carlos Alberto Parreira e da Football Sport Ventures. Hoje, o encontro, que é transmitido pela Sportv, reúne diversos empresários ligados ao meio e abrigará, entre outras coisas, a Assembleia do Clube dos 13, a mostra das cidades-sede do Mundial de 2014, o II Encontro de Médicos de Clube e um fórum de arbitragem. A presença da Traffic, no entanto, deve impulsionar uma atenção maior ao marketing e à gestão do esporte. O Manchester United já está confirmado para o evento, e apresentará seus cases dentro e fora de campo, assim como o Barcelona, cuja presença ainda está em estudo por causa da disputa do Mundial de Clubes. ?O futebol precisa estar mais nos cadernos de economia, porque hoje se fala muito sobre a parte técnica. As receitas dos clubes já são relevantes, e esse fórum pode mostrar que também existe esse lado?, disse Júlio Mariz, presidente da Traffic. A organização está disponibilizando quatro cotas de patrocínio e quatro de apoio, além de uma série de outros benefícios que podem ser negociados separadamente. A Kia, que já tem um relacionamento próximo com a Traffic devido ao naming right da Copa do Brasil, ocupará o principal espaço.