A NWB planeja uma cobertura extensa da Copa do Mundo do Catar 2022, ampliando o escopo de atuação durante a competição. Dona de canais como Desimpedidos, Camisa 21 e Passa a Bola, entre outros, mais voltados ao entretenimento, a empresa passou a investir também em jornalismo e a busca do furo com a chegada do canal do jornalista André Hernan, ex-Globo.
“Vamos estar na Copa do Mundo com duas visões distintas. A visão do torcedor, que vem do legado do Desimpedidos, com o Fred, o Bolívia, o Chico e todo mundo que está com a gente ali. E estamos incorporando uma nova audiência, que é um movimento da NWB de crescimento com o André Hernan. Um conteúdo alavanca o outro”, contou Rafael Grostein, CEO da NWB, em entrevista à Máquina do Esporte.
O executivo lembrou que os canais do grupo já haviam ampliado sua atuação ao começar também a transmitir jogos. Atualmente, o Passa a Bola transmite jogos do Paulistão Feminino.
“Historicamente, não fazíamos transmissão de jogos. Agora, a NWB está indo nesse sentido também, de conseguir ampliar o seu alcance, trazendo novos olhares. Buscamos ocupar todos esses espaços dentro dos 90 minutos para ter uma oferta mais integrada [para as marcas]. Mas também para ampliar para os nossos fãs”, acrescentou o executivo.
Casas no Catar e Praia da Bola
A NWB terá duas casas no Catar, tanto para a acomodação da equipe como para a produção de conteúdos.
“A ideia é ter um hub de produção de conteúdo, com estúdios para fazer live streaming e trabalhar também formato de short forms, que é uma fortaleza no momento”, diz Grostein.
E, no Brasil, pela primeira vez, a NWB terá um espaço de eventos para interagir com os torcedores e fãs, exibir os jogos da Copa do Mundo ao vivo e ativar as marcas parceiras. Será a Praia da Bola, que também terá a presença de influenciadores da empresa.
“A maioria das pessoas não vai ao Catar. Vão consumir a Copa do Mundo aqui no Brasil. Depois do tempo de reclusão por causa da pandemia, o fato de termos uma Copa no calor, são vários elementos que serão únicos para a experiência de consumo do futebol”, analisa o executivo.
Cotas para a Copa
Para os conteúdos que o grupo produzirá durante a Copa do Mundo do Catar, a NWB já vendeu sete cotas, com dois tipos de propriedades e entregas distintas. Brahma, Guaraná Antarctica, Nike, Mercado Bitcoin e Nubank serão os patrocinadores. Já EA Sports e Zé Delivery serão apoiadores do projeto.
Dentro do planejamento estratégico da empresa, o pacote foi colocado à venda no mercado há um ano.
“Acreditamos muito nesse formato de trabalhar com as marcas, lado a lado, a longo prazo. E aí, o ano inteiro foi pautado para a Copa do Mundo. O ápice vai ser realmente em novembro, dezembro, quando os jogos começarem”
Rafael Grostein, CEO da NWB
A data da Copa do Mundo impôs um desafio a mais para a NWB atrair parceiros comerciais: o Mundial da Fifa será realizado no meio da Black Friday e logo antes do Natal, duas das principais datas para as campanhas publicitárias.
Apesar disso, a empresa de produção de conteúdo negocia a última cota de patrocínio no momento. A ideia é ter oito parceiros para também promover ativações com maior possibilidade de engajamento.
“Temos uma oferta limitada ao mercado. E vamos compondo [as entregas] de acordo com o interesse de cada marca. É um processo bem customizado”, conta o CEO da NWB.