A Conmebol virou membra da iniciativa Football For The Goals (FFTG), liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que utiliza o futebol como ferramenta para promover os objetivos de desenvolvimento sustentável e os valores universais dos direitos humanos.
“Na Conmebol, estamos convencidos de que o futebol é um fator de melhoria das sociedades. Ele atua como um excelente disseminador de valores positivos que atinge todos os setores sociais, abrangendo todas as idades, gêneros e crenças”, afirmou Monserrat Jiménez, secretária geral adjunta e diretora jurídica da Conmebol.
“Essa força e transversalidade impõe também uma responsabilidade que assumimos integralmente, comprometendo-nos com o desenvolvimento sustentável e a defesa dos direitos humanos. Nesse sentido, é uma enorme satisfação aderir a essa iniciativa das Nações Unidas”, acrescentou a paraguaia.
Recursos e experiências
Com a parceria, a Conmebol terá acesso a recursos, conteúdos e experiências dentro da ONU. Além disso, a organização sul-americana também poderá colaborar com a iniciativa por meio de reuniões e eventos com os outros membros da Football For The Goals.
“Estamos muito felizes por ter a Conmebol junto ao FFTG nas primeiras semanas de lançamento da iniciativa e notar seu forte compromisso com a sustentabilidade, com os direitos humanos e com o aproveitamento do grande potencial que o futebol possui como agente de mudanças positivas”, disse Maher Nasser, diretor da divisão de extensão do departamento de comunicações globais das Nações Unidas.