Enquanto o Real Madrid sofre para apaziguar o mal estar criado com a Adidas depois da contratação de Cristiano Ronaldo, o Barcelona ratificou nesta segunda-feira sua relação com a Nike ao anunciar o sueco Zlatan Ibrahimovic como seu principal reforço para a temporada 2009/10. Antes mesmo da confirmação do negócio, a Nike aproveitou os rumores e lançou uma campanha viral exclusiva para o mercado espanhol com o jogador como protagonista, repetindo a estratégia da campanha ?Ser español ya no es una excusa, es una responsabilidad? para falar diretamente com o público daquele país. O ex-atacante da Inter de Milão, envolvido em uma transação que levou Samuel Eto?o à Itália, é um dos ícones da fabricante norte-americana no futebol, ao lado de Ronaldo. No entanto, enquanto o português exibirá o logo com as três listras durante jogos e treinamentos, Ibra defenderá a Nike e será um dos trunfos da empresa para confirmar sua posição na Espanha. No Barcelona, Lionel Messi e Xavi vestem Adidas, Thierry Henry é símbolo da Reebok e o ex-blaugrana Eto?o emprestava sua imagem à Puma. Assim, faltava um craque ofensivo para combater, em nível publicitário, o impacto de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Além disso, segundo a imprensa espanhola, a relação entre o jogador e a empresa teria sido fundamental para a transferência. Insatisfeito no time italiano, Ibrahimovic teria aberto mão de um salário de 12 milhões de euros anuais para jogar no clube espanhol por aproximadamente 9,5 mi por ano. A diferença seria tirada com um acordo paralelo de direitos de imagem em território espanhol.