A ausência da diretoria da Amil, principal patrocinadora do basquete profissional no Clube Atlético Paulistano, foi sintomática. A empresa não esteve na apresentação do elenco para a temporada 2009/2010, na última terça-feira, nas dependências da equipe. Com isso, confirmou um modelo de marketing intencionalmente displicente por parte da agremiação. A falta de afeição por marketing está diretamente atrelada ao perfil do Paulistano. O clube está situado em uma das áreas mais nobres da capital paulista, e conta com um quadro social composto basicamente por população de renda altíssima. Portanto, evita ações para divulgar ou popularizar sua marca. ?O perfil do Paulistano é diferente nesse sentido. Não somos um clube que necessariamente pensa em ser mais conhecido?, disse Gustavo Prata, diretor de esportes da equipe, explicando o porquê de o clube não investir em ações de marketing. Os contratos de patrocínio do Paulistano, por exemplo, não projetam nenhuma grande ação de ativação. Além de o clube optar por um formato de divulgação que evita ser popular, essa característica é justificada por uma aposta na participação direta dos sócios abastados para a geração de receita. Por conta disso, as equipes esportivas do Paulistano não trabalham com metas de gerar receitas. O basquete teve um incremento de 50% no investimento para esta temporada, mas pôde realocar na manutenção do elenco toda a verba que amealhada com aportes de empresas. ?Nosso interesse é a quadra. Temos foco na parte esportiva, queremos brigar por títulos e esperamos obter sucesso a partir disso. Acreditamos que o desempenho pode contribuir para atrair novos patrocínios, mas isso só servirá para aumentarmos o investimento na formação da equipe?, avisou Prata.