Com o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, a queda de interesse por parte dos torcedores em relação ao clube é natural. Quem vive situação similar é o Figueirense, de Santa Catarina. Diante desse cenário, o marketing pretende trabalhar para reaproximar a equipe dos adeptos e ampliar a base de sócios. Atualmente com 8,5 mil filiiados, segundo o diretor de marketing do clube, Nelson Galvão, a meta é atingir 16 mil, quase o dobro. “Estamos elaborando novas categorias, com vantagens exclusivas, promoções, acesso à áreas específicas no site, camisas promocionais e eventos independentes do futebol”, afirma. Para viabilizar as ideias, o dirigente busca parcerias com empresas. Os patrocinadores oficiais da equipe, diz ele, já demonstraram interesse em contribuir com as iniciativas, mas acordos com outras companhias que não estejam necessariamente ligadas ao time catarinense também devem surgir. Outro projeto que deve ser posto em prática para atrair a torcida é a revista oficial do Figueirense. “Estamos planejando algo diferente, com outro conceito”, adianta Galvão à Máquina do Esporte. “Queremos que o conteúdo tenha economia, saúde, esporte, ou seja, não se restrinja ao nosso time”. O retorno à primeira divisão é tido como prioridade no clube, sobretudo para que as ações de marketing tenham efeito, e a equipe tem respondido positivamente em campo. Nas duas primeiras rodadas da Série B, o time catarinense amealhou vitórias sobre Portuguesa e São Caetano.