O Barcelona deixou os Estados Unidos no último fim de semana com os cofres mais cheios e com a sensação de ter conquistado um novo mercado. Os jogos contra Los Angeles Galaxy, Seattle Sounders e Chivas renderam ao clube cerca de seis milhões de euros. Além disso, liderados por Lionel Messi e ainda sem Zlatan Ibrahimovic, os blaugranas levaram quase 250 mil pessoas aos estádios por onde passou. À margem do sucesso de público e de renda, está a conquista de possíveis patrocinadores. A Microsoft aparece como uma das principais interessadas, em contrato que pode chegar a dois milhões de euros. Outras empresas já teriam entrado em contato para apoiar a nova gira do Barcelona pelo país, em 2010. ?Existe um impacto imediato, que é a questão financeira, e outro no médio e no longo prazo, que é ver a marca Barça colhendo mais fundos de comércio em um país tão importante como os Estados Unidos?, disse Joan Boix, vice-presidente econômico do clube. ?Estamos abrindo um mercado muito importante, já fechamos, inclusive, contratos com empresas daqui para três anos. Temos compromisso de voltar porque o Barcelona está pisando fundo nos Estados Unidos?, completou o executivo catalão. O Barcelona costuma faturar entre cerca de 2,5 milhões de euros por amistoso, além de ganhar em itens variáveis, como ingressos e direitos de televisão. Em território norte-americano, a transmissão das partidas foi vendida a 1,9 milhão de euros. A exceção ao faturamento médio de pré-temporada acontece no Uzbequistão, onde o Barcelona conseguiu um contrato de cinco milhões de euros para treinar com o Bunyodkor, do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari.