Não aposte aqui, aposte lá fora. Esse parece ser o lema dos clubes do futebol espanhol para burlar a proibição da LaLiga de terem patrocínios de sites de apostas na camisa. Como forma de evitar punições do governo da Espanha, os times passaram a fechar acordos regionais em outros países.
Na temporada 2022/2023, ao menos metade das equipes da LaLiga têm acordos de patrocínio com plataformas de apostas fora da Espanha. O último a aderir à iniciativa foi o Betis. Nesta terça-feira (27), a equipe da Andaluzia anunciou uma parceria comercial com a Rojabet para a América Latina.
“O clube reforça sua posição e interesse no mercado latino-americano, que sempre destacou como prioritário devido aos seus laços estreitos por meio de seus muitos seguidores e jogadores daquela região”
Betis, em comunicado oficial
Apostas em alta
Assim, o Betis junta-se a clubes como Mallorca, Getafe, Valladolid e Celta, que assinaram acordos de patrocínio com a casa de apostas Wolf777 na Ásia. O time de Vigo possui ainda contrato com a Sabbet.
“É um marco no nosso percurso dentro do desenvolvimento estratégico no mercado asiático”, afirmou Carlos Salvador, diretor comercial do Celta.
O Real Madrid, por sua vez, possui um acordo semelhante com Sportybet e Codere. Recentemente, porém, os merengues romperam um acordo com a casa de apostas russa Fonbet por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia. Já o Barcelona tem acordo internacional com a 1XBet.
O Osasuna tem contrato com a Bet365, enquanto o Villarreal possui acordo com a Fifo88. O Atlético de Madrid, por sua vez, tem parceria regional na Ásia com o Ayx. No ano passado, o clube madrilenho assinou com a casa de apostas chinesa até junho de 2023.
O Betis, porém, é o time que mais registra negócios com sites de apostas. Além do recente contrato com a Rojabet, o clube também tem acordos com Olybet, RB88 e Vwin.
Presentes, apesar de proibidos
Na Espanha, os sites de apostas possuem acordos de patrocínio com 31 dos 42 clubes que disputam a primeira e a segunda divisões do Campeonato Espanhol.
Em outubro de 2020, o Conselho de Ministros aprovou um novo decreto com o objetivo de acabar com toda a exposição de marcas de apostas nas transmissões do Campeonato Espanhol pela TV.
Dois anos depois, a lei alcançou seu objetivo porque mais nenhum time possui contrato de patrocínio máster com sites de apostas, nem há exposição em placas publicitárias ao redor do gramado. No entanto, o segmento ainda está presente nas finanças dos clubes com a propriedade de patrocínios regionais.
O decreto proibia expressamente o uso do nome, marca ou nome comercial de um operador de apostas para identificar uma instalação esportiva ou qualquer centro de entretenimento. Segundo a LaLiga, o buraco deixado pelo veto às apostas em clubes de futebol foi de € 90 milhões. Na temporada passada, quatro clubes começaram o campeonato sem patrocinador máster de camisa.