Na próxima semana, começa a fase de grupos das principais competições do futebol sul-americano: a Conmebol Libertadores e a Conmebol Sul-Americana.
Durante o ano de 2022, clubes de todo o continente brigaram em suas competições nacionais por uma vaga neste seleto grupo de 32 clubes, não apenas pelo privilégio de disputar o título continental, mas também para garantir logo de cara US$ 3 milhões, além da possibilidade de receitas adicionais conforme for avançando de fase.
Na última segunda-feira (27), tivemos o sorteio dos grupos em Assunção, no Paraguai. Com base nisso, os confrontos foram definidos em cada uma das rodadas.
E é exatamente aí que o trabalho começa nos bastidores, pois a Conmebol tem que definir o calendário dos jogos e a consequente distribuição levando em consideração uma série de critérios, alguns estabelecidos por ela mesma, como a ordem e o mando de campo dos jogos dentro dos grupos. Influenciam também nesta organização questões de segurança. A cidade de São Paulo, por exemplo, não permite a realização de dois jogos no mesmo dia para evitar possíveis confrontos de torcidas.
Como a exibição e exposição da competição na mídia é muito importante, busca-se também adequar o calendário de uma forma que duas equipes de um mesmo país, sempre que possível, não joguem no mesmo horário, que confrontos que interessem a uma determinada localidade também não ocorram simultaneamente, etc.
Após o processo de construção da tabela, a Conmebol se reúne com seus parceiros de mídia para que, seguindo as regras e a ordem preestabelecidas em contrato, cada plataforma possa fazer a escolha dos seus jogos.
A partir de 2023, os parceiros de mídia da Conmebol no mercado brasileiro são TV Globo, ESPN/Star+ e Paramount+ para a Conmebol Libertadores, e SBT, ESPN/Star+ e Paramount+ para a Conmebol Sul-Americana. Isso tudo além do OneFootball, que é a plataforma oficial de highlights (melhores momentos) das duas competições.
Na última quarta-feira (29), a Máquina do Esporte divulgou as datas, horários e donos das transmissões das estreias dos 14 times brasileiros envolvidos nas duas competições. O link é este aqui.
No entanto, para facilitar, compartilho aqui também o link para o site oficial da Conmebol, onde a entidade divulgou todos os detalhes da primeira fase, tanto da Libertadores como da Sul-Americana.
Que se iniciem os jogos!
Evandro Figueira é vice-presidente da IMG Media no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte