Sem resultados
Ver todos resultados
  • Análise
  • Mídia
  • Futebol
  • Apostas
  • F1
  • SLS
  • Paris 2024
  • Maquinistas
  • Rio Open
  • Últimas Notícias
Sem resultados
Ver todos resultados
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Análise

A nova era das arenas

Inaugurada em Las Vegas, a Sphere já mudou o jogo para o esporte, mesmo antes de ter o seu primeiro evento esportivo

por Sergio Patrick, especial para a Máquina do Esporte
07/11/2023 06:35
Em Análise
Tempo de leitura: 2 minutos lidos
A A
A nova era das arenas

Fachada da Sphere pode se transformar no que a imaginação quiser, inclusive um olho humano - Reprodução

O Ajax deu início à era das arenas quando inaugurou seu novo estádio nos anos 1990, em Amsterdã. Mais do que campos de futebol com arquibancadas, esses novos prédios serviriam para muitas outras coisas.

Além de shows e outros eventos no gramado, as demais áreas passaram a abrigar lojas, restaurantes e muitas outras atividades que dariam aos projetos um faturamento muito maior do que se ficassem relegados apenas aos dias de jogos. Nas últimas décadas, vivemos o aperfeiçoamento dessas arenas com mais conforto para os espectadores, telões gigantes e de altíssima definição, tetos retráteis, a comida melhorou, e o celular entrou na jogada.

Agora parece que estamos entrando em uma nova era. A inauguração da Sphere, em Las Vegas, foi um dos assuntos mais comentados aqui nos EUA nas últimas semanas. A novidade já impressionava do lado de fora. A fachada da arena é uma tela gigantesca em forma de esfera que pode se transformar no que a imaginação quiser, da lua a uma bola de basquete. É a maior construção esférica do mundo.

Com os shows da banda irlandesa U2, que abriram a casa, ficou claro o potencial também do lado de dentro. A parte interna é quase toda formada por telas de alta definição que dão a impressão de colocar o público em uma grande viagem. É um nível de imersão visto apenas nos parques de diversão da Flórida.

O presidente do UFC, Dana White, já demonstrou interesse. Há ainda a possibilidade de lutas de boxe e jogos de hóquei serem levados para lá. Até a Fórmula 1 usará o espaço como parte do GP de Las Vegas.

Embora a ideia em si não seja difícil de copiar, a execução é muito complexa e cara. A Sphere custou mais de US$ 2 bilhões. Para que as projeções tenham o efeito desejado, foram criados equipamentos próprios para a captação de imagens que se encaixam no formato do prédio.

Mas o sucesso do espaço para shows pode ser um problema para o esporte encontrar datas para realizar seus eventos, especialmente se pensarmos em um time jogando toda a temporada no local. A verdade é que, mesmo antes de ter o seu primeiro evento esportivo, a Sphere já mudou o jogo para o esporte. É questão de tempo para que as experiências imersivas passem a fazer parte dos eventos esportivos.

Sergio Patrick é especializado em comunicação corporativa e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Tags: Arenaesferaexperiênciaexperiência imersivaimersãoLas VegasMarketingMarketing EsportivomercadoNegóciosOpiniãoSphereTecnologia
Post anterior

Camisas com propósito social viram tendência e mobilizam clubes e marcas no futebol

Próximo post

Com ou sem os direitos de transmissão, Grupo Globo celebra audiência da final da Libertadores

Artigos relacionados

Final do NBB 15
Basquete

Brasileirão da CBB não sai do papel, e vagas do Brasil em competições internacionais ficam em suspenso

2023-12-07
Banidos pela Fifa, Teixeira e Del Nero articulam derrubar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Futebol

TJ-RJ anula eleição na CBF e retira Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade

2023-12-07
Globo obtém média de 23 pontos de audiência em SP e no RJ com transmissão do Brasileirão
Mídia

Globo obtém média de 23 pontos de audiência em SP e no RJ com transmissão do Brasileirão

2023-12-07
Próximo post
Com ou sem os direitos de transmissão, Grupo Globo celebra audiência da final da Libertadores

Com ou sem os direitos de transmissão, Grupo Globo celebra audiência da final da Libertadores

Boletim Máquina do Esporte

Faça parte da maior comunidade do marketing esportivo do Brasil. Assine nosso boletim:
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Carregando

Fundada em 2005, a Máquina do Esporte é a principal plataforma de negócios do esporte do Brasil. Oferecemos conteúdos, estudos, eventos e serviços para ajudar na formação dos líderes da indústria esportiva nacional. Mensalmente falamos com mais de 1 milhão de clientes em nossos diferentes canais.

Categorias

  • Análise
  • Apostas
  • Atletismo
  • Basquete
  • Beach Tennis
  • Blogs
  • Boxe
  • Ciclismo
  • Copa 2022
  • Copa 2026
  • Copa Feminina 2023
  • e-Sports
  • Entrevista
  • F1
  • Fórmula E
  • Futebol
  • Futevôlei
  • Futsal
  • Handebol
  • Institucional
  • Lutas
  • Maquinistas
  • Mídia
  • MLB
  • MotoGP
  • Motor
  • Natação
  • NBA
  • NBB
  • NFL
  • NHL
  • Notícia
  • Outros
  • Paris 2024
  • Podcast
  • Rio Open
  • Running
  • Santiago 2023
  • Skate
  • SLS
  • Stock Car
  • Surfe
  • Tênis
  • Tênis de Mesa
  • Tóquio 2020
  • Triatlo
  • TV Máquina
  • UFC
  • Vôlei
  • Vôlei de Praia

Redes sociais

  • Anuncie
  • Institucional
  • Fale com a gente
  • Últimas notícias
  • Política de privacidade

© 2023 Máquina do Esporte. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Análise
  • Basquete
  • Copa 2026
  • Copa Feminina 2023
  • e-Sports
  • F1
  • Futebol
  • Maquinistas
  • Mídia
  • MLB
  • MotoGP
  • NBA
  • NFL
  • Notícia
  • Outros
  • Running
  • Surfe
  • Tênis
  • Vôlei
  • Vôlei de Praia
  • Últimas Notícias

© 2023 Máquina do Esporte. Todos os direitos reservados.

Vá para versão mobile