A palavra convence, o exemplo arrasta

Considerada uma das maiores equipes de e-Sports do país, o MIBR está completando 20 anos em 2023 - Divulgação

Olá! Primeiramente, quero dizer que estou muito feliz com esse convite de poder, todo mês, vir aqui falar um pouco dos meus assuntos preferidos.

Sou Roberta Coelho, 45 anos, casada com um cara incrível, economista, pós-graduada em direito empresarial, mãe da Maria (17) e do Guilherme (14), “boadrasta” da Gabriela (15) e do Bernardo (11). Tenho a sorte de ser CEO de uma marca que amo, o MIBR, em uma indústria nova e cheia de oportunidades, a dos games.

Como mãe, educação é um assunto que não me sai da cabeça. Como dar coragem para que os meus filhos corram atrás dos seus sonhos? Como assegurar que, na jornada da vida, meninas e meninos sejam e tenham direitos iguais? Como ter certeza de que eles escolherão as carreiras que os deixarão felizes?

Na minha educação, meus pais repetiam que “nada na vida cai do céu” e que é preciso batalhar para conquistar o que queremos. Foi assim que cresci, inspirada pela batalha diária do meu pai e pela força da minha mãe, em uma casa onde a palavra “impossível” era quase um palavrão. E nessa mesma casa, de maioria feminina, ser mulher sempre foi motivo de orgulho, nunca empecilho para conquistarmos o mundo. A Roberta que sou, vem daí.

E por que estou contando tudo isso? Porque cada dia mais acredito na importância e na eficácia da educação pelo exemplo. Em casa, faço questão de dividir com os meus filhos todas as minhas histórias. É claro que por elas passaram (e ainda passam) momentos de insegurança, frustração e fracasso, mas também momentos de muita alegria, coragem, conquistas e reconhecimento. Sem que a gente perceba, o nosso dia a dia e a forma como encaramos a vida e nos comportamos influenciam todos que estão ao nosso redor.

Mas, quando falo de educação, não estou me limitando às nossas crianças. Estou falando de algo maior, da educação da nossa sociedade, muitas vezes carente de referências, mas sedenta por ser encorajada e inspirada a sonhar, a acreditar que é possível fazer acontecer.

Quantas vezes você não olhou para o lado e viu ou ouviu um amigo, um colega de trabalho, uma celebridade ou até uma empresa fazendo ou falando coisas que te inspiraram a mudar, a sair da inércia, a dar aquele passo que estava preso na falta de coragem, na insegurança?

Confesso que demorei para entender que a minha história, minha forma de pensar, minha coragem em querer fazer acontecer poderiam inspirar pessoas fora da minha casa. Na verdade, demorei para me assumir como uma mulher corajosa que tinha algo interessante para contar. E hoje vejo que todos temos e devemos assumir isso, inclusive as empresas onde trabalhamos.

É pensando assim que estamos fazendo do MIBR uma referência no investimento às mulheres no mundo dos games. Somos a única organização do mundo com uma CEO mulher e 50% do quadro de colaboradores também de mulheres. Sim, o MIBR é feito por homens e mulheres em igual número e importância. Em uma sociedade que nasceu acreditando que “game é coisa de menino”, isso é muito poderoso e precisa ser compartilhado. Por isso, sempre que surge a oportunidade, estamos na mídia, nas redes sociais, criando conteúdo, fazendo barulho, provocando e contando a nossa história.

Enfim, educando pelo exemplo.

E você? Já se assumiu como uma pessoa de coragem? Está preparado para contar a sua história e ajudar a fazer um mundo melhor?

Roberta Coelho é CEO da equipe de e-Sports MIBR. Antes, foi cocriadora e CEO da Game XP; chefe de desenvolvimento de negócios e diretora financeira do Rock in Rio; e ainda passou por diversos cargos importantes em organizações no Brasil, Itália e EUA. Ela escreverá mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile