Jogo das Estrelas do NBB retoma auge após pandemia

Jogo das Estrelas do NBB foi disputado pela primeira vez em Belo Horizonte (MG) - Divulgação

Desde a primeira temporada do NBB, em 2009, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realiza o Jogo das Estrelas, uma grande festa de confraternização do basquete brasileiro. É um encontro dos principais atletas do NBB, brasileiros e estrangeiros, com treinadores, dirigentes, clubes, patrocinadores, parceiros de mídia e os fãs.

Sustentado pelo valor e pelo espírito da inovação, os clubes da liga sempre buscaram ampliar o impacto desse evento, elevando a experiência do jogo para oferecer o melhor entretenimento possível aos fãs. Nessa direção, desde 2016, trabalhamos para envolver mais ações relacionadas ao lifestyle do basquete, incluindo música, dança, moda, alimentação, relacionamento, celebridades e muita ativação das marcas.

A primeira edição com esse conceito foi em Mogi das Cruzes (SP). Naquele ano, lançamos o Fan Zone, espaço de interação dos patrocinadores com os fãs, o Jogo das Celebridades, o Jantar de Boas-Vindas e a Área Vip na quadra. O sucesso dessas iniciativas foi um impulso para o ano seguinte, 2017, no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. O espaço Vip Quadra reuniu dezenas de celebridades, influenciadores, artistas e atletas olímpicos de diversas modalidades. O Jantar de Boas-Vindas se transformou em uma festa para os atletas e patrocinadores, e apresentamos duas novidades: o Café com as Estrelas e o Show do Intervalo com o Jota Quest.

Os anos seguintes mantiveram os bons resultados e, em 2019, em Franca (SP), a novidade foram as novas estrelas do NBB que se juntaram à festa para jogar uma partida contra uma seleção de jovens talentos da Liga Argentina.

Infelizmente, o ano de 2020 interrompeu uma evolução acelerada do evento ao ter a edição cancelada pela pandemia de Covid-19. Conseguimos retomar em 2021, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), porém sem presença do público, ainda devido às restrições da pandemia. A proposta teve uma quadra cercada por painéis de led criando um cenário digital, similar à bolha da NBA.

No ano passado, o Jogo das Estrelas permaneceu na cidade maravilhosa, na Arena Carioca, dentro do Parque Olímpico. A novidade ficou por conta da valorização da cultura da cidade-sede com show da bateria da Unidos da Tijuca, grupos de dança e o hino com a banda dos Fuzileiros Navais.

Então, chegamos à edição de 2023, realizada pela primeira vez em Belo Horizonte, capital mineira. A estrutura impressionante do Minas Tênis Clube possibilitou uma nova proposta para o Jogo das Estrelas, maior e mais abrangente, com diversas ações espalhadas durante a semana para oferecer uma experiência completa do basquete. A inauguração da Exposição de 15 Anos da LNB abriu a programação oficial no dia 13 de março, com uma linha do tempo dos principais acontecimentos, recordes históricos, objetivos exclusivos, troféu e medalhas, fotos marcantes e o troféu da NBA, parceira do NBB. No dia seguinte, os fãs de basquete puderam assistir ao jogo entre 123 Minas e São Paulo, válido pelo NBB.

Bolas pintadas especialmente para a disputa do Jogo das Estrelas 2023 – Divulgação

Os próximos dias foram recheados de ações sociais, visitas em escolas, palestras para jovens aprendizes, clínicas de basquete, sessões de fotos e autógrafos, sessões de cinema com conteúdos da NBA e do NBB e o Festival de Minibasquete.

Edição 2023 contou com ações sociais, visitas em escolas e palestras para jovens aprendizes, entre outras ativações – Divulgação

Uma novidade importante foi a realização do Seminário Esporte, Estado e Mercado, em parceria com o Lei em Campo, com a presença de profissionais do mercado, advogados especializados em direito esportivo, executivos de clubes e marcas patrocinadoras, representantes de ligas e associações esportivas, além de autoridades das principais entidades desportivas do país, entre elas o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Comitê Brasileiro de Clubes e a Confederação Nacional dos Clubes.

Por fim, os dois dias de atividades dentro da Arena UniBH, do Minas Tênis Clube, surpreendeu os atletas, os participantes, os convidados, o público, os fãs e a imprensa. A experiência foi completa e contou com homenagens aos ex-atletas Fúlvio e Nezinho, além do ex-treinador Flávio Davis, Fan Zone dentro do ginásio, loja oficial da Penalty com os produtos do Jogo das Estrelas, apresentação de grupos de dança, interação do público no telão, ativações dos patrocinadores, desafio entre os influenciadores Ninja e Apoka, camarote e área vip com serviços de alimentação (café e pão de queijo) e ainda cerveja exclusiva do evento. Na parte musical, foram três shows, sendo dois na sexta-feira (17) e o principal com Wilson Sideral, no sábado (18).

Dentro de quadra, os desafios individuais animaram o público no primeiro dia, momento alto para a vitória do atleta do Minas no torneio de enterradas. Os jogos entre os quatro times com seus respectivos capitães – Brasil 1 (Lucas Dias), Brasil 2 (Olivinha), Mundo (Tyrone) e Novas Estrelas (Mãozinha) – levaram diversão para o público com jogadas incríveis, mas sem perder a competitividade, natural pela rivalidade sadia entre os brasileiros, estrangeiros e os jovens talentos. Vitória do time Lucas Dias, MVP do evento.

Lucas Dias, ala/pivô do Sesi Franca, foi eleito como MVP do Jogo das Estrelas 2023 – Divulgação

Por fim, o Jogo das Estrelas do NBB de 2023 foi um marco na história da LNB. A execução foi impecável, graças a todos os colaboradores da liga, produtores da Front e, especialmente, ao time de diretores e executivos do Minas Tênis Clube.

Missão cumprida que termina com uma expectativa animadora para a próxima edição.

Obrigado, Belo Horizonte. Obrigado, Minas Tênis Clube!

E que venha 2024!

Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Sair da versão mobile