Enfim chegou o mês favorito de todo fã de velocidade. Com Grande Prêmio de Mônaco e 500 Milhas de Indianápolis, duas das três corridas da “Tríplice Coroa” (a outra é tão conhecida quanto, as 24 Horas de Le Mans), maio sempre reserva muitas emoções nas pistas e um show de ativações e inovações fora delas.
O espetáculo, aliás, começou no GP de Miami, no início do mês, com os carros feitos de Lego levando os pilotos. E muito mais vem pela frente na Fórmula 1.
A temporada inicia sua jornada europeia no próximo fim de semana (16 a 18), em Ímola, com o retorno de Franco Colapinto ao grid, agora pilotando a Alpine. Para marcar o regresso do prodígio argentino, um de seu patrocinadores, o Mercado Livre, disparou um vídeo bastante simpático, com todos os ingredientes para viralizar.
Depois vem Mônaco, onde, aliás, a Fórmula E fez, também no início do mês, duas corridas interessantes, uma delas vencida pelo líder do campeonato Oliver Rowland e a outra por Sebastien Buemi.
Para o espetáculo na pista tentar acompanhar o show de ativações fora dela, a corrida de F1 nas ruas do principado mais glamouroso do planeta terá dois pit stops obrigatórios para cada competidor, independentemente da condição da pista (seca ou molhada). É uma tentativa válida, embora, na prática, a tendência é de que novamente o desfecho do GP seja traçado no treino classificatório de sábado.
No mesmo dia 25 de maio, enquanto a F1 correrá em Mônaco, a Fórmula Indy disputará a edição de número 109 das 500 Milhas de Indianápolis. A festa americana no oval mais famoso do mundo dura o mês todo, com corridas na versão mista do autódromo já ocorridas no fim de semana passado, tanto na categoria principal quanto na Indy NXT, com a presença do brasileiro Caio Collet no grid.
Na Nascar, o espetáculo não é menos vistoso, com atividades em todos os finais de semana de maio, com destaque para a segunda quinzena do mês. No próximo domingo (18), acontecerá a All-Star Race, evento extracampeonato com um cardápio sempre farto de atividades fora da pista. Neste ano, consta naturalmente na lista de atrações o tradicional e popular desafio de pit stops (que já foi usado inclusive como método para a formação do grid em outras edições, além de render prêmios respeitáveis em dinheiro para os mecânicos).
A novidade mais interessante de 2025 é uma disputa entre as montadoras (Chevrolet, Ford e Toyota), reforçando a valorização que a principal categoria de turismo do mundo confere às marcas que fornecem os carros para seus espetáculos.
Então, no concorrido dia 25 de maio, ocorrerá também a Coca-Cola 600, corrida mais longa do calendário da Nascar no oval de Charlotte. Aqui cabe destacar a tentativa de Kyle Larson de completar o chamado “double duty”, correndo 1.100 milhas no mesmo dia, sendo a Indy500 à tarde e a prova da Nascar à noite. A operação logística é robusta e já foi realizada antes. Neste caso, do ponto de vista do marketing, o destaque é nos carros do piloto campeão da Nascar em 2021, com padrão visual muito parecido e o patrocínio da HendrickCars.com.
No Brasil, o mês também prossegue com corridas no calendário. A Stock Car andou em Interlagos no primeiro fim de semana de maio para abrir a temporada com os novos carros e promete bastante. No dia do GP de Mônaco, Indy500 e Coca-Cola 600, a categoria nacional tem outro compromisso, marcado para o desafiador autódromo de Cascavel (PR).
Antes disso, porém, nos dias 17 e 18, o evento da Copa Truck, com a emergente Nascar Brasil e a Copa HB20, faz sua aparição em São Paulo (SP), prometendo outros grandes atrativos para os torcedores e os patrocinadores envolvidos nas categorias.
Luis Ferrari é sócio-fundador da Ferrari Promo, agência-boutique com ênfase no mercado do esporte a motor, e possui formações em Jornalismo e Direito, extensão universitária em Marketing e pós-graduação em Jornalismo Literário, além de ser empresário de relações públicas