O resultado da seleção brasileira em campo na Copa do Mundo do Catar 2022 não foi o esperado, mas, fora dele, a CBF desenvolveu um grande trabalho na área de Digital. Em conjunto com a agência Arara, o projeto #NossaSeleça reuniu 11 influenciadores numa casa em Doha durante o Mundial. O projeto somou mais de 1 bilhão de impressões e deu ótima visibilidade aos patrocinadores.
O time de 11 criadores de conteúdo foi composto por cinco capitães, escolhidos pra disseminar a mensagem em diversos segmentos. Foram eles: Igão e Mítico, do Podpah; Leticia Esteves e Dembele, do Reversão; e Robin Hood Gamer, gamer infantil. Os outros seis foram escolhidos pelo público, após mais de 2 mil vídeos recebidos de todo o Brasil. Jéssica Ingrede, do Acre; Paizão, de Minas Gerais; Lucca Maciel e Leko Bertoldo, do Rio Grande do Sul; e Tiago Rocha e Vitor Augusto, da Bahia. Presença constante na casa e no conteúdo gerado pelos influencers, o Canarinho, mascote da Seleção Brasileira, foi o 12º jogador da equipe digital.
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Com apoio direto da equipe de produção composta por sete profissionais da Space House, a variedade de conteúdo gerado pelos criadores foi enorme: podcasts, dancinhas, esquetes, desafios, vlogs, collabs e muitos outros. O Canarinho surfou a onda e não só apareceu em diversos conteúdos da #NossaSeleça, como compartilhou a estrutura de produção.
A estrutura da casa, aliás, foi um dos pontos altos da ação. O imóvel foi usado na sua totalidade: eram seis suítes com dois criadores em cada uma, além de piscina, sala de TV e varanda. Até o elevador da residência, que tinha três andares, foi cenário de gravação. A varanda serviu de palco para o Podpah; e a piscina, em um dos episódios mais vistos, com Diogo Defante. O condomínio em que a casa ficava ainda tinha quadra, jacuzzi e academia; e até o Canarinho produziu conteúdo por lá.
A casa dos patrocinadores da seleção
O interior da casa foi todo envelopado com o tema do projeto e os patrocinadores da Seleção tiveram presença orgânica espalhada pela casa.
O Guaraná enviou uma pipoqueira, a geladeira com produtos e baldes de pipoca; a Rappi tinha todo o serviço americano das refeições, com três almoços oferecidos pela marca, incluindo um churrasco bem brasileiro; a Cimed mandou produtos especiais e o moletom do Canarinho, que esteve presente em diversos conteúdos; a Fiat tinha bonés, mochila e squeeze na casa; a Mastercard deu sala vip na viagem e cartões pré-carregados; a Vivo teve almofadas, mochila e caneca; a TCL mandou uma TV de 98 polegadas; o Café 3 Corações tinha o “Cantinho do Café”; a Gatorade mandou toalhas de piscina; o Itaú enviou os instrumentos laranjas que estiveram em dezenas de conteúdos, além de uma caixa de som que acompanhou todas as confraternizações da casa; a Nike enviou kits com produtos que foram entregues num vídeo especial do Canarinho; e a Pague Menos mandou produtos.
Todos os patrocinadores estavam no backdrop da casa e tiveram exposição em um episódio do Podpah na Copa. O Instagram também esteve presente, com a campanha “Mete Um Reels”.
Os números do projeto
O projeto bem feito rendeu excelentes métricas: 5,36 milhões de novos seguidores nos perfis, 2.500 conteúdos postados, 96 milhões de interações, 1,3 bilhão de impressões potenciais das postagens que mencionam de alguma forma o projeto.
O site da campanha teve de 2,5 milhões de visualizações e 5 milhões de ações realizadas por quase 700 mil usuários. O projeto também trouxe frutos para o perfil da CBF, que cresceu mais de 3,9 milhões de seguidores, de 4 de outubro (data do lançamento da campanha) até a eliminação (9 de dezembro), além de 80 milhões de interações.
O Podpah merece parágrafo especial. Igão e Mítico, capitães da #NossaSeleça, tiveram o maior crescimento geral entre o time de criadores: 408 mil e 320 mil. Só nos canais do Podpah foram mais de 38 milhões de interações, com mais de 200 milhões de videoviews.
* André Stepan é jornalista, pós-graduado em marketing esportivo, especialista em comunicação e conteúdo digital, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte