Seis grandes estados brasileiros decidiram seus campeões locais neste último final de semana. Para além dos vencedores, foi interessante notar que os seis estádios que abrigaram as decisões dos Campeonatos Gaúcho, Paulista, Mineiro, Carioca, Baiano e Cearense foram arenas novas, construídas ou reformadas para ou após a Copa do Mundo de 2014.
O que saltou aos olhos, com isso, foi a receita exorbitante obtida pelos clubes com essas seis partidas: mais de R$ 22 milhões, com uma média estrondosa de quase R$ 3,7 milhões por jogo. Os números evidenciam aquilo que o esporte já deveria saber: o fã é o maior garantidor de receita para o esporte.
Nesta terça-feira (9), em São Paulo (SP), a Máquina do Esporte organizará a terceira edição de seu fórum anual, retomando o encontro presencial após quatro anos. Quando começamos a discutir qual o olhar que queríamos dar para o evento, decidimos trazer a perspectiva para aquele que deve ser o principal cliente da indústria: o fã.
Foi uma feliz coincidência observar que, no fim de semana que antecede o fórum, o futebol deu uma clara mostra de como o fã é capaz de mobilizar o negócio. A alta renda de bilheteria dos jogos decisivos levanta uma série de debates, mas, no final das contas, ela evidencia uma característica de qualquer fã.
Se houver um produto, ele terá interesse em consumir.
E é exatamente isso que quisemos propor para ser debatido no Fórum Máquina do Esporte 2024. Existe sempre alguém disposto a consumir, então o que precisa existir é um estímulo para tal. Mas será que o esporte tem trabalhado para gerar esse consumo?
Como trazer diferentes produtos para o fã? De que forma trabalhar o esporte para que ele coloque o fã como prioridade? Como ampliar a receita com novos consumidores? De que forma as marcas se conectam ao cliente a partir do esporte?
As inscrições para o fórum se esgotaram na última sexta-feira (5). Mas a cobertura da Máquina do Esporte estará disponível nas nossas redes sociais e no site. É só acompanhar!
Erich Beting é fundador e CEO da Máquina do Esporte, além de consultor, professor e palestrante sobre marketing esportivo