A temporada 2022/2023 do NBB terminou com a vitória do Sesi Franca sobre o São Paulo no Jogo 5 das Finais, resultado que consagrou a vitoriosa trajetória do time francano com o bicampeonato do NBB. Ao longo de oito meses, com a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), as equipes da Liga Nacional de Basquete (LNB) ofereceram aos fãs inúmeros motivos para celebrarem o contínuo avanço da modalidade no país.
Foram muitas histórias em mais de 300 jogos realizados no NBB, na Copa Super 8 e no Jogo das Estrelas. Somados esses três eventos, os fãs puderam assistir a mais de 600 horas ao vivo de basquete na televisão aberta com a TV Cultura, na televisão por assinatura com ESPN e Sportv, nas plataformas digitais oficiais do NBB e de influenciadores e no aplicativo da NBA. A proposta da LNB em distribuir os jogos em diversas plataformas se mantém desde 2018, ano em que o NBB se tornou pioneiro dessa estratégia no Brasil.
A chegada de novos patrocinadores fortaleceu os eventos com ativações, novas experiências e mais conteúdo para a comunidade do basquete. A Sportsbet.io apresentou mais de 120 transmissões ao vivo em diversos canais digitais, com destaque para os perfis dos influenciadores Ninja e Apoka na Twitch. A marca também ofereceu o NBBet, programa educativo sobre apostas esportivas, o Território NBB, podcast diário sobre os jogos, o Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas e ainda promoveu dezenas de ativações nos ginásios durante as partidas do NBB com sorteios de brindes e prêmios exclusivos.
A Jamef e a UMP foram outras marcas inéditas no NBB, sendo a primeira a transportadora oficial do campeonato e a segunda assinando os conteúdos sobre as melhores jogadas de defesa, ressaltando sua atuação no mercado de equipamentos de proteção individual. A Jamef também foi responsável por levar itens colecionáveis e históricos para a primeira exposição do NBB, durante o Jogo das Estrelas, na Galeria de Arte do Minas Tênis Clube.
O Jogo das Estrelas, em Belo Horizonte (MG), trouxe de volta a programação completa do conceito de entretenimento esportivo, lançada em 2017, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e interrompida no ano de 2020 pela pandemia. Esta foi a primeira edição, desde 2019, sem qualquer tipo de restrição para o público e para os atletas. O resultado foi um sucesso, com todos os ingressos vendidos para os dois dias de evento, esgotando a capacidade de 4 mil pessoas da Arena UniBH. A cultura mineira foi a temática do evento, com shows de artistas mineiros, grupos de dança e a gastronomia típica da região, como o famoso café com pão de queijo, oferecidos pela Melitta e a Forno de Minas para os convidados na coletiva de imprensa, no seminário e nos jogos.
O seminário “Esporte, Estado e Mercado: Um diálogo necessário” foi outra iniciativa destacada, em parceria com o blog Lei em Campo, que ofereceu painéis de debate com personalidades e autoridades das principais entidades do desporto nacional. Um dos temas discutidos no seminário foi a importância do esporte como plataforma de ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês). Nessa linha, a LNB lançou o Basquete Cidadão, projeto que conta com o apoio da Whirlpool e do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo, em parceria com a Federação Paulista de Basquete e o Anjos do Esporte, na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP). Esse projeto visa a capacitação de 60 jovens na prática do basquete e no exercício das funções de árbitro, oficiais de mesa e estatísticos.
Mas o principal destaque da 15ª temporada do NBB ficou por conta dos playoffs que realçaram a força do basquete, com alto engajamento do público nos ginásios, nas redes sociais e na televisão. Os confrontos emocionantes dos playoffs tiveram mais de 30 mil pessoas nas arenas e presentearam os fãs com duelos técnicos surpreendentes. A repercussão dos jogos trouxe um sabor especial para as finais com o patrocínio da Hellmann’s, também parceira oficial da NBA no Brasil. A marca da Unilever esteve nas finais do NBB com a marca na quadra, ativações nos ginásios e produtos na festa de premiação.
As boas notícias, porém, não acabaram com o término da temporada. O primeiro prazo para a pré-inscrição das equipes para disputarem a 16ª edição do NBB terminou com a manifestação de 20 equipes interessadas, um recorde histórico. O Vasco anunciou seu retorno ao NBB em coletiva de imprensa realizada com a presença de dirigentes do clube e o presidente da Liga Nacional de Basquete. Mogi das Cruzes e Botafogo foram outras equipes que formalizaram seus planos de retornarem para as quadras do NBB em outubro.
Os próximos meses podem trazer ainda mais novidades para a comunidade do basquete, pois o NBB carrega o novo no nome (Novo Basquete Brasil), nas atitudes, nos valores e no propósito de sempre buscar a inovação e levar a melhor experiência para os fãs, atletas, treinadores, clubes, patrocinadores e a mídia.
Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte