A Arábia Saudita está entrando cada vez mais no mundo dos esportes. Após contar com o fundo de investimento para investir em jogadores de peso do futebol mundial e fortalecer a sua competição, o país avança também no mundo da luta.
Portanto, em março de 2024 a Arábia Saudita contará pela primeira vez com um evento de UFC, situação já confirmada pelo presidente da organização, Dana White. A expectativa está alta e promete ser apenas o primeiro de muitas disputas no país.
Vale lembrar que as apostas no UFC já são bastante tradicionais e no evento da Arábia Saudita não será diferente, mas ainda não temos a definição do card. A expectativa é que haja até mesmo uma disputa entre atletas que visam o cinturão em futuro próximo.
O UFC começou a explorar eventos em Emirados Árabes Unidos nos últimos anos e já caiu no gosto do público. Portanto, a organização planeja expandir, em mercados como Ásia, África e Europa.
Arábia Saudita no mundo da luta
A Arábia Saudita investe cada vez mais em esportes e agora está oficialmente no mundo da luta. O youtuber Jake Paul enfrentou e venceu Tommy Fury em uma luta de boxe. Recentemente, o irmão de Tommy, a lenda Tyson Fury, duelou com Francis Ngannou em uma superluta no país.
E não é só no boxe que a Arábia Saudita entrou no mundo da luta. O Fundo de Investimento Público do país comprou uma parcela minoritária da PFL, Professional Fighters League, uma das maiores organizações de MMA no mundo.
Com todos esses pontos, a chegada do UFC, que é a maior organização de MMA no mundo, é a coroação do trabalho de expansão do esporte no país, levando até o seu público lutas da mais alta qualidade, além de criar boa relação para eventos futuros.
Eventos numerados e Fight Night
O UFC conta com dois tipos de eventos, os números e o Fight Night. No caso da Arábia Saudita, como é a primeira vez no país, será a segunda opção, mas nada impede de em breve o país contar com um evento numerado.
O UFC mantém um padrão para os seus eventos. Portanto, o foco é os Estados Unidos, principal mercado da organização. Dessa forma, um evento número é quando temos as principais disputas e, consequentemente, transmitidos em pay-per-view nos EUA e Canadá.
Os valores arrecadados com os pacotes são milionários e ajudam a manter a organização durante todo o ano. Já os UFC Fight Night contam com cartéis mais modestos, muitas vezes com lutadores na busca por uma vaga na briga pelo cinturão.
Com isso, eles são transmitidos na Fox, nos Estados Unidos, canal por assinatura. Normalmente, são 12 eventos numerados por ano, média de um por mês. Além disso, mesmo que eles não sejam nos Estados Unidos, acabam respeitando o horário americano, para ficar em um bom horário no país, que tem o foco do pay-per-view.