A Betano divulgou, nesta terça-feira (2), uma propaganda de despedida da camisa do Fluminense, já que o clube carioca acertou a troca do patrocínio máster e fechou com a Superbet. Intitulado “Fizemos história”, o filme publicitário foi criado pela agência Wieden+Kennedy SP e mostra a trajetória da parceria entre 2021 a 2024.
“Nos últimos anos, Betano e Fluminense viveram uma parceria histórica dentro de campo. Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento em que um dos torcedores mais célebres do Tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória”, disse Rodrigo Jatene, diretor de operações da Wieden+Kennedy América Latina.
Publicidade
O filme retrata as conquistas do Fluminense com fundo musical da canção “Tá Escrito”, composição de Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, cantada por Cartola, torcedor do Fluminense. A voz do compositor da Mangueira foi feita com uso de ferramentas de inteligência artificial (IA), já que o cantor morreu em 1980. A narração fala do clube e dos torcedores representados pelo sambista.
“Esta campanha é a nossa forma de eternizar a parceria com o Fluminense. Tudo foi pensado para homenagear o clube e celebrar a trajetória do Flu e a parceria da Betano ao longo de anos tão felizes. A letra da música ‘Tá Escrito’ reflete muito a nossa parceria”, afirmou a casa de apostas, por meio de sua assessoria de imprensa.
Com a Betano como patrocinadora, o Fluminense ganhou dois títulos do Campeonato Carioca, a Libertadores inédita e a Recopa Sul-Americana também inédita. A canção “Tá Escrito” foi escolhida por ter sido cantada pelos torcedores na conquista da Libertadores em 2023. A campanha contempla TV aberta, mídia out-of-home e redes sociais.
“Nós agradecemos à Betano pela parceria nesses quase quatro anos e desejamos sorte em sua trajetória. O Fluminense vai estar sempre de portas abertas para a empresa, que participou desse período de grandes conquistas”, declarou Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.
Tecnologia
A ideia de ter a voz de Cartola para a homenagem ao clube foi desenvolvida em parceria com o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e Lukthis Studio.
Com a ajuda de um software de inteligência artificial, foram analisadas e selecionadas horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista. A iniciativa foi idealizada com apoio e autorização da família do artista para os seus direitos autorais.
Nesta quarta-feira (3), a partida de estreia do Fluminense na Libertadores servirá como despedida da parceria. Para o duelo diante do Alianza Lima, no Peru, o time terá uma camisa comemorativa para marcar o último jogo da plataforma de apostas como patrocinadora máster do time.