A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mandou um ofício aos clubes e federações envolvidos nas competições oficiais organizadas pela entidade em que alerta sobre o veto a propagandas de casas de apostas que ficaram fora da lista da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda (MF), divulgada no último dia 1º de outubro e que já teve duas atualizações. Essas empresas não poderão ter suas marcas expostas a partir da próxima sexta-feira (11).
“A exibição de publicidade ou propaganda de empresas, nacionais ou estrangeiras, operadoras de apostas esportivas, sob qualquer forma, inclusive nos uniformes das equipes participantes, fica condicionada ao cumprimento irrestrito dos requisitos previstos na referida Lei e na regulamentação do Ministério da Fazenda”, informou a confederação.
O Regulamento Geral de Competições da CBF só autoriza publicidade, em torneios organizados pela entidade, de operadoras de apostas “que estiverem devidamente habilitadas junto ao Ministério da Fazenda, nos termos da Lei n° 14.790/2023”. Esse não é o caso de quem está ausente da lista da SPA/MF.
Na noite desta terça-feira (8), a lista foi novamente atualizada pelo Ministério da Fazenda. Dessa vez, entre as novas empresas que poderão explorar os jogos de azar no Brasil até a regulamentação total do setor, prevista para ocorrer em 1º de janeiro de 2025, aparece a Stake, patrocinadora máster do Juventude, que disputa a Série A do Brasileirão.
Esportes da Sorte
Atualmente, algumas das principais anunciantes dos clubes brasileiros não contam com essa autorização. É o caso do Esportes da Sorte, que é patrocinador máster de Corinthians, Athletico-PR, Bahia, Ceará, Náutico, Santa Cruz e ABC, além do time feminino do Palmeiras e de ter sua marca exposta na camisa do Grêmio.
O Furacão, inclusive, já retirou a marca do espaço máster no último jogo do clube, contra o Botafogo, disputado no último sábado (5), pelo Brasileirão. Os demais clubes ainda não oficializaram uma decisão sobre o assunto.
Hoje, o Esportes da Sorte possui uma autorização estadual, da Loterj, para atuar no Rio de Janeiro, o que impede a empresa de fazer propaganda em outras praças. Curiosamente, a plataforma de apostas não patrocina nenhum clube carioca.
Reals
Outra operadora que enfrenta problema semelhante é a Reals, que ocupa o espaço nobre do uniforme de Coritiba e Amazonas, ambos da Série B. A Máquina do Esporte apurou que ambos os clubes aguardam uma definição se a empresa conseguirá regularizar sua situação para seguir usando a marca na camisa.
O Coritiba, por exemplo, lançará o terceiro uniforme da temporada nesta quinta-feira (10) e já preparou versões com e sem a logomarca da Reals para estrear a nova camisa na próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Curiosamente, no próximo domingo (13), jogarão justamente Coritiba e Amazonas, no Couto Pereira, em Curitiba (PR). Seria um ótimo jogo para a Reals realizar ações de marketing com os dois clubes que patrocina. Provavelmente, estará impedida até de aparecer na camisa das equipes.
Dafabet
Outra plataforma impedida de ter sua marca exposta na próxima rodada é a Dafabet, patrocinadora máster do Guarani.
Conforme a Máquina do Esporte antecipou, a empresa já desistiu de seguir atuando no país e avisou, em um comunicado que circulou internamente, que aceitará apostas de brasileiros somente até esta quarta-feira (9). Os clientes da casa de apostas no país também terão que sacar todo o saldo de suas contas até hoje.
Nesta quarta-feira (9), o Bugre informou que a Dafabet decidiu ceder seu espaço na camisa do time para o StarsTEA, projeto do Guarani de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).