O Ministério do Esporte e a Sportradar formalizaram, nesta quarta-feira (14), um acordo de cooperação técnica, que tem o objetivo de proteger a integridade das competições realizadas no país.
A parceria prevê o intercâmbio de informações relacionadas ao mercado de apostas e a implementação de ações conjuntas para o combate à manipulação de resultados.
Como parte do acordo, a Sportradar fornecerá suporte técnico ao órgão federal, incluindo a identificação e a comunicação de atividades potencialmente suspeitas detectadas por suas ferramentas de monitoramento de integridade.
A parceria ainda inclui a realização de sessões educativas e treinamentos técnicos para os profissionais e funcionários do Ministério do Esporte, para monitoramento, identificação e investigação de atividades suspeitas que possam indicar manipulação de resultados.
O primeiro desses workshops será realizado nesta quinta-feira (15) e contará com a participação do Ministério da Fazenda, que, recentemente, também assinou um acordo de cooperação com a empresa.
“Assinamos hoje um marco no combate à manipulação de resultados no esporte brasileiro. A integridade deve ser um princípio constante quando se trata de transparência, ética e, sobretudo, da correção dos resultados esportivos. Com esse acordo, teremos instrumentos mais do que suficientes para coibir essa prática e garantir maior transparência nas competições”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
Para Andreas Kranich, vice-presidente-executivo da Sportradar para serviços de integridade e regulatórios, a parceria da empresa com o Ministério do Esporte representa um marco importante no fortalecimento da integridade esportiva no Brasil.
“Como líder global, utilizando tecnologia de ponta para prevenir e combater a manipulação de resultados, acreditamos que proteger as competições exige uma ação coordenada entre os setores público e privado”, disse o executivo.
Além da atuação junto aos órgãos do Governo Federal, a Sportradar firmou recentemente um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Estado de Goiás, além de possuir parcerias com as Confederações Brasileiras de Vôlei (CBV) e de Futebol (CBF).
“Por meio desta colaboração [com o Ministério do Esporte], a Sportradar reafirma seu compromisso com um ambiente esportivo mais justo, transparente e seguro para os atletas, torcedores e todos os envolvidos no esporte brasileiro”, concluiu Kranich.