A Sportradar Group AG anunciou, nesta segunda-feira (3), a conclusão da compra da IMG Arena e de seu portfólio global de direitos de apostas esportivas, que antes pertenciam à Endeavor Group e à OB Global Holdings.
O desfecho da operação deve permitir ao conglomerado suíço de tecnologia ampliar seu domínio sobre o lucrativo negócio de transmissão de dados de apostas.
O portfólio adquirido abrange parcerias com mais de 70 detentores de direitos, contemplando aproximadamente 38 mil eventos oficiais de dados e 29 mil de streaming, em 14 modalidades esportivas globais. Com isso, a cobertura esportiva da Sportradar passa a totalizar mais de 1 milhão de partidas por ano.
A partir de agora, a Sportradar deterá os direitos de apostas de competições como Wimbledon, US Open e Roland Garros (tênis), Major League Soccer (MLS) (futebol), Euroliga (basquete) e PGA Tour (golfe). No tênis, especificamente, a empresa suíça estará em três dos quatro Grand Slams (a única exceção é o Australian Open).
Como funcionará o negócio
A venda da IMG Arena não terá nenhum pagamento financeiro direto feito pela empresa suíça.
A transação prevê uma contraprestação financeira de US$ 225 milhões, sendo US$ 122 milhões em pagamentos antecipados em dinheiro feitos pelo vendedor a alguns detentores de direitos esportivos, além de cerca de US$ 103 milhões a serem destinados diretamente à Sportradar.
Os pagamentos ao grupo suíço estarão sujeitos a ajustes de preço de compra e serão efetuados no decorrer de dois anos.
Em um comunicado divulgado à imprensa, a empresa disse acreditar que “a aquisição amplia a capacidade de distribuição de conteúdo da companhia e impulsionará ainda mais o desenvolvimento de produtos”. A Sportradar espera integrar e monetizar esses direitos de forma integrada em sua plataforma tecnológica e em sua rede global de clientes.
A companhia também espera aumentar suas margens de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustadas e a conversão de fluxo de caixa livre, além de acelerar seu crescimento nos próximos anos.
“Estamos muito satisfeitos em concluir a aquisição da IMG Arena. Este é um marco significativo para a Sportradar, pois amplia nosso acesso a um conteúdo esportivo premium, fortalecendo e complementando nosso já robusto portfólio global e nossas capacidades. Com isso, estamos em uma posição única para oferecer experiências ainda mais imersivas e ricas em dados aos nossos clientes, parceiros e fãs em todo o mundo, enquanto aceleramos a inovação em escala em todo o ecossistema esportivo global”, afirmou Carsten Koerl, CEO da Sportradar.
Relevância do negócio
Criada em 2012, a IMG Arena converteu-se na tábua de salvação da IMG, que atravessava sérias dificuldades financeiras. A entrada no mercado de dados e de apostas ajudou a turbinar as receitas da empresa, que passou a integrar a Endeavor, em parceria com a WME.
Dados e estatísticas fornecidos por essas plataformas permitem às empresas de apostas atrair os usuários e, assim, gerar maior faturamento com jogos, o que ajuda a elevar o valor da assinatura do serviço de transmissão e estatística de eventos esportivos, fazendo desse um negócio altamente rentável.
Em 2019, por exemplo, a IMG fechou um acordo de US$ 1 bilhão com a Associação de Tenistas Profissionais (ATP), em troca de poder transmitir, via IMG Arena, os nove torneios ATP Masters 1000, todo o circuito ATP 500 e algumas disputas do ATP 250 exclusivamente para o mercado de apostas. O contrato é válido por dez anos.
Na mesma época, a IMG Arena e sua concorrente Perform uniram-se para comprar, por US$ 1,4 bilhão, os direitos de transmissão dos torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) pelo período de quatro temporadas.
Questionamento
O acordo para a compra da IMG Arena pela Sportradar foi anunciado em março deste ano, mas precisou cumprir uma série de etapas burocráticas para ser concretizada.
“A CMA está emitindo este ‘convite preliminar para comentar’ para permitir que as partes interessadas apresentem à CMA quaisquer opiniões iniciais sobre o impacto que a transação pode ter sobre a concorrência no Reino Unido. A CMA ainda não lançou sua investigação formal sobre esta transação. Este convite para comentar é a primeira parte do processo de coleta de informações da CMA”, afirmou o órgão, à época.
Esse tipo de avaliação a que foi submetida a compra da IMG Arena pela Sportradar é prevista na Lei Empresarial do Reino Unido, de 2002.
Procurada na ocasião, a Sportradar referiu-se ao procedimento como “parte normal do processo de controle de fusões da CMA”. A venda acabou obtendo o aval das agências reguladoras.
