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Sportradar conclui compra da IMG Arena e avança no mercado de transmissão de dados de apostas

Empresa suíça passa a deter os direitos de competições como Wimbledon, US Open, Roland Garros, MLS, Euroliga e PGA Tour

Sportradar passou a ser oficialmente dona da IMG Arena - Divulgação

A Sportradar Group AG anunciou, nesta segunda-feira (3), a conclusão da compra da IMG Arena e de seu portfólio global de direitos de apostas esportivas, que antes pertenciam à Endeavor Group e à OB Global Holdings.

O desfecho da operação deve permitir ao conglomerado suíço de tecnologia ampliar seu domínio sobre o lucrativo negócio de transmissão de dados de apostas.

O portfólio adquirido abrange parcerias com mais de 70 detentores de direitos, contemplando aproximadamente 38 mil eventos oficiais de dados e 29 mil de streaming, em 14 modalidades esportivas globais. Com isso, a cobertura esportiva da Sportradar passa a totalizar mais de 1 milhão de partidas por ano. 

A partir de agora, a Sportradar deterá os direitos de apostas de competições como Wimbledon, US Open e Roland Garros (tênis), Major League Soccer (MLS) (futebol), Euroliga (basquete) e PGA Tour (golfe). No tênis, especificamente, a empresa suíça estará em três dos quatro Grand Slams (a única exceção é o Australian Open).

Como funcionará o negócio

A venda da IMG Arena não terá nenhum pagamento financeiro direto feito pela empresa suíça.

A transação prevê uma contraprestação financeira de US$ 225 milhões, sendo US$ 122 milhões em pagamentos antecipados em dinheiro feitos pelo vendedor a alguns detentores de direitos esportivos, além de cerca de US$ 103 milhões a serem destinados diretamente à Sportradar.

Os pagamentos ao grupo suíço estarão sujeitos a ajustes de preço de compra e serão efetuados no decorrer de dois anos.

Em um comunicado divulgado à imprensa, a empresa disse acreditar que “a aquisição amplia a capacidade de distribuição de conteúdo da companhia e impulsionará ainda mais o desenvolvimento de produtos”. A Sportradar espera integrar e monetizar esses direitos de forma integrada em sua plataforma tecnológica e em sua rede global de clientes. 

A companhia também espera aumentar suas margens de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustadas e a conversão de fluxo de caixa livre, além de acelerar seu crescimento nos próximos anos.

“Estamos muito satisfeitos em concluir a aquisição da IMG Arena. Este é um marco significativo para a Sportradar, pois amplia nosso acesso a um conteúdo esportivo premium, fortalecendo e complementando nosso já robusto portfólio global e nossas capacidades. Com isso, estamos em uma posição única para oferecer experiências ainda mais imersivas e ricas em dados aos nossos clientes, parceiros e fãs em todo o mundo, enquanto aceleramos a inovação em escala em todo o ecossistema esportivo global”, afirmou Carsten Koerl, CEO da Sportradar.

Relevância do negócio

Criada em 2012, a IMG Arena converteu-se na tábua de salvação da IMG, que atravessava sérias dificuldades financeiras. A entrada no mercado de dados e de apostas ajudou a turbinar as receitas da empresa, que passou a integrar a Endeavor, em parceria com a WME.

Dados e estatísticas fornecidos por essas plataformas permitem às empresas de apostas atrair os usuários e, assim, gerar maior faturamento com jogos, o que ajuda a elevar o valor da assinatura do serviço de transmissão e estatística de eventos esportivos, fazendo desse um negócio altamente rentável.

Em 2019, por exemplo, a IMG fechou um acordo de US$ 1 bilhão com a Associação de Tenistas Profissionais (ATP), em troca de poder transmitir, via IMG Arena, os nove torneios ATP Masters 1000, todo o circuito ATP 500 e algumas disputas do ATP 250 exclusivamente para o mercado de apostas. O contrato é válido por dez anos.

Na mesma época, a IMG Arena e sua concorrente Perform uniram-se para comprar, por US$ 1,4 bilhão, os direitos de transmissão dos torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) pelo período de quatro temporadas.

Questionamento

O acordo para a compra da IMG Arena pela Sportradar foi anunciado em março deste ano, mas precisou cumprir uma série de etapas burocráticas para ser concretizada.

Em julho, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês), do Reino Unido, chegou a abrir uma investigação preliminar para apurar se a aquisição poderia resultar em uma diminuição substancial da concorrência no país.

“A CMA está emitindo este ‘convite preliminar para comentar’ para permitir que as partes interessadas apresentem à CMA quaisquer opiniões iniciais sobre o impacto que a transação pode ter sobre a concorrência no Reino Unido. A CMA ainda não lançou sua investigação formal sobre esta transação. Este convite para comentar é a primeira parte do processo de coleta de informações da CMA”, afirmou o órgão, à época.

Esse tipo de avaliação a que foi submetida a compra da IMG Arena pela Sportradar é prevista na Lei Empresarial do Reino Unido, de 2002.

Procurada na ocasião, a Sportradar referiu-se ao procedimento como “parte normal do processo de controle de fusões da CMA”. A venda acabou obtendo o aval das agências reguladoras.