A Bet365 e a Betano são as casas de apostas mais lembradas pelo torcedor brasileiro segundo pesquisa feita pela Opinion Box encomendada pelo Resenha Digital Clube. Com forte investimento em mídia, a Bet365 lidera as citações, com 66%, seguida da Betano, com 64%.
Em seguida aparecem Sportingbet (49%), Blaze (40%), 1XBet (35%), EstrelaBet (34%), Betfair (32%), BetWay (17%), Bodog (13%) e Novibet (12%). No levantamento, o público podia citar mais de uma empresa.
Nesse grupo estão marcas que detêm patrocínio máster de alguns dos principais clubes do país. A Betano ocupa o espaço nobre na camisa do Atlético-MG, além de ser detentora dos naming rights do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
A Blaze, por sua vez, está na camisa do Atlético-GO e do Santos. A EstrelaBet, por sua vez, está na camisa de Criciúma, Internacional, América-MG, Botafogo-SP, Ceará, CRB e Ponte Preta, contando times das Séries A e B. A Betfair possui parceria com Cruzeiro e Vasco. Já a Novibet ocupa o principal espaço no uniforme do Fortaleza.
Gigantes no patrocínio de camisa, como Esportes da Sorte e Pixbet, não aparecem nas primeiras posições, apesar de altos investimentos em clubes como Bahia, Palmeiras, Flamengo e Grêmio.
Apostadores
No total, nove em cada dez pessoas que acompanham esporte são capazes de citar alguma plataforma de apostas, segmento que tem se destacado pelo investimento no patrocínio a clubes, jogadores, ligas e entidades esportivas.
Segundo a pesquisa, seis em cada dez pessoas consideram utilizar alguma plataforma de aposta.
O grupo que mais aposta está na faixa etária dos 30 aos 39 anos e é do sexo masculino. Nesse grupo, Bet365 (43%), Betano (28%) e Sportingbet (25%) são as marcas preferidas.
Entre os brasileiro que utilizam sites de aposta, a maior parte (48%) gata até R$ 50 por mês.
Consumo
Os canais digitais foram apontados como os principais para acompanhar esporte. O WhatsApp é a principal rede para consumo e compartilhamento de informações. O aplicativo de mensagens é utilizado por 92% dos entrevistados.
Na segunda posição aparece o Instagram, com 88% dos usuários, seguido do YouTube, com 77% das citações.
Patrocínios
O público consumidor de esporte aponta empresas do setor bancário, casas de apostas, bebidas, bandeira de cartão de crédito e empresas de telefonia e internet como as mais lembradas como patrocinadoras do esporte.
O torcedor também destaca as companhias que investem na aquisição de naming rights. Nesse item, a parceria mais lembrada é a da Mondelez com o São Paulo no Morumbis. Ela é seguida pela Neo Química, que nomeia o estádio do Corinthians, e a Allianz, detontora da mesma propriedade na arena do Palmeiras.
A pesquisa Consumidores de Conteúdos Esportivos foi realizada entre 11 e 25 de março no ambiente on-line. Segundo o Resenha Digital Clube, esse conjunto busca refletir um extrato da sociedade brasileira e inclui homens e mulheres acima dos 18 anos, distribuídos em todas as regiões do país e classes sociais.